Lançado nesta quinta-feira (13), pela Edison Research e NPR, um novo estudo descobriu que o podcasting tem um público amplamente inexplorado na faixa etária de 55 anos ou mais. O estudo, “Hit Play, Boomer”, foi apresentado em um webinar ao vivo apresentado pelo presidente da Edison Research, Larry Rosin.
Os novos dados revelam que, embora a audição de podcast tenha crescido dramaticamente nos últimos cinco anos no geral, a audição entre os “Baby Boomers” não cresceu e está em um nível muito mais baixo do que a demografia mais jovem. De acordo com o relatório da Edison Research e da NPR, os Boomers têm as ferramentas e o interesse para ouvir, mas é necessário mais direcionamento.
“Nossa estimativa atual é que 120 milhões de americanos com 12 anos ou mais estão ouvindo podcasts mensalmente”, disse o presidente da Edison Research e Baby Boomer, Larry Rosin. “Se os níveis de audição de podcasts dos Boomers correspondessem aos dos grupos mais jovens, mesmo com apenas 35 a 54 anos de idade, isso significaria que esses números chegariam a mais de 150 milhões de ouvintes mensais. Os boomers têm as ferramentas para ouvir e o interesse, agora a indústria de podcasts só precisa concluir o processo educacional.”
As principais descobertas, apresentadas no webinar ao vivo incluem:
- Embora uma grande maioria (70%) dos Boomers conheça o podcasting, menos da metade já experimentou um. No entanto, mais da metade dos Boomers ouvem alguma outra forma de áudio online, o que implica potencial imediato para podcasting.
- Os boomers têm as ferramentas para ouvir podcasts, com quatro em cada cinco possuindo um smartphone e mais de 60% possuindo uma smart TV. O desafio é fazer com que eles usem esses dispositivos para ouvir podcasts.
- Entre os boomers que ouvem podcasts, uma grande parcela escuta podcasts de notícias, enquanto uma menor porcentagem consome podcasts de história, religião e ciência.
- Aqueles na faixa etária de 55+ têm mostrado historicamente números muito mais altos para publicidade de resposta direta. A programação certa e a mensagem certa podem tornar esse alvo atraente não apenas para os anunciantes, mas talvez para assinaturas, doações ou outros modelos de financiamento.
“A NPR tem o prazer de ter patrocinado este estudo sobre podcasting entre pessoas com 55 anos ou mais”, disse Susan Leland, diretora de Audience Insights da NPR. “Nossa missão é servir os americanos de todas as idades com notícias, informações e entretenimento em áudio da melhor qualidade. Entender onde esse grupo está hoje permitirá que nós e toda a indústria de podcasting abramos novos caminhos para o crescimento entre essa faixa etária amplamente inexplorada.”
O relatório da NPR e da Edison Research inclui dados do conjunto de dados Share of Ear da Edison Research, uma pesquisa trimestral de americanos que mantêm um diário de uso de áudio. Share of Ear utiliza uma amostra nacionalmente representativa de pessoas com mais de 13 anos. “Boomers” são classificados como os entrevistados no conjunto de dados Share of Ear com 55 anos ou mais. O estudo também inclui entrevistas em profundidade realizadas com uma amostra de americanos com 55 anos ou mais no primeiro trimestre de 2023. Metade dos entrevistados são ouvintes de podcast e metade nunca ouviu um podcast.
Confira a apresentação do relatório: