No último domingo (6), uma nota emitida pelo CEO do Spotify, Daniel Ek, esclareceu sobre remoção dos episódios de Rogan. Ek diz que a decisão foi tomada pelo apresentador após próprias reflexões.
O conteúdo da nota interna vazada foi confirmado pelo Podnews. Em um dos trechos, Ek lamenta o quanto a polêmica tem impactado os funcionários da empresa. “Eu sei que essa situação deixa muitos de vocês se sentindo esgotados, frustrados e ignorados”, escreveu.
Além disso, ele disse a empresa conversou com Rogan e toda a equipe sobre o conteúdo do programa. “Após essas discussões e suas próprias reflexões, ele optou por remover vários episódios do Spotify. Ele também emitiu seu próprio pedido de desculpas no fim de semana”, completou Ek.
Apesar disso, o CEO também deixou claro não acreditar que “silenciar Joe seja a resposta”. Ele ainda tentou justificar a atribuição de responsabilidade à marca dizendo que, embora o Spotify não seja a editora do podcast, a empresa tem exclusividade sobre o conteúdo e isso gera confusão.
Além disso, na nota interna, Ek anunciou que a empresa fará um investimento de US$ 100 milhões para licenciamento, desenvolvimento e marketing de música (artistas e compositores) e conteúdo de áudio de grupos historicamente marginalizados.
Leia o conteúdo enviada para funcionários do Spotify (em tradução livre):
Equipe Spotify,
Não há palavras que eu possa dizer para transmitir adequadamente o quanto sinto pela forma como a controvérsia do The Joe Rogan Experience continua a impactar cada um de vocês. Não são apenas alguns dos comentários de Joe Rogan que são incrivelmente dolorosos – quero deixar claro que eles não representam os valores desta empresa. Eu sei que essa situação deixa muitos de vocês se sentindo esgotados, frustrados e ignorados.
Acho importante que você esteja ciente de que conversamos com Joe e sua equipe sobre parte do conteúdo de seu programa, incluindo sobre seu histórico de usar uma linguagem racialmente insensível. Após essas discussões e suas próprias reflexões, ele optou por remover vários episódios do Spotify. Ele também emitiu seu próprio pedido de desculpas no fim de semana.
Embora eu condene fortemente o que Joe disse e concorde com sua decisão de remover episódios anteriores de nossa plataforma, percebo que alguns vão querer mais. E quero deixar um ponto bem claro – não acredito que silenciar Joe seja a resposta. Devemos ter limites claros em torno do conteúdo e agir quando eles são cruzados, mas cancelar vozes é uma ladeira escorregadia. Olhando para a questão de forma mais ampla, é o pensamento crítico e o debate aberto que impulsionam o progresso real e necessário.
Outra crítica que continuo ouvindo de muitos de vocês é que não se trata apenas de The Joe Rogan Experience no Spotify; tudo se resume ao nosso relacionamento direto com ele. Na Câmara Municipal da semana passada, expliquei a você que não somos a editora do JRE. Mas a percepção devido à nossa licença exclusiva sugere o contrário. Então eu tenho lutado com a forma como essa percepção se encaixa com nossos valores.
Se acreditamos em ter uma plataforma aberta como um valor central da empresa, também devemos acreditar na elevação de todos os tipos de criadores, incluindo aqueles de comunidades sub-representadas e de diversas origens. Já temos feito muito trabalho nesta área, mas acho que podemos fazer ainda mais. Portanto, estou me comprometendo com um investimento incremental de US$ 100 milhões para licenciamento, desenvolvimento e marketing de música (artistas e compositores) e conteúdo de áudio de grupos historicamente marginalizados. Isso aumentará drasticamente nossos esforços nessas áreas. Embora alguns possam querer que sigamos um caminho diferente, acredito que mais discursos sobre mais questões podem ser altamente eficazes para melhorar o status quo e aprimorar a conversa por completo.
Lamento profundamente que você esteja carregando tanto desse fardo. Também quero ser transparente ao estabelecer a expectativa de que, para atingir nosso objetivo de nos tornarmos a plataforma global de áudio, esses tipos de disputas serão inevitáveis. Para mim, volto a me concentrar em nossa missão de liberar o potencial da criatividade humana e permitir que mais de um bilhão de pessoas aproveitem o trabalho do que achamos que serão mais de 50 milhões de criadores. Essa missão faz com que esses confrontos valham o esforço.
Já lhe disse várias vezes na última semana, mas acho fundamental ouvirmos atentamente uns aos outros e considerar como podemos e devemos fazer melhor. Eu passei esse tempo tendo muitas conversas com pessoas dentro e fora do Spotify – algumas me apoiaram enquanto outras foram incrivelmente difíceis, mas todas elas me fizeram pensar.
Uma das coisas em que estou pensando é em quais etapas adicionais podemos tomar para equilibrar ainda mais a expressão do criador com a segurança do usuário. Pedi às nossas equipes que expandissem o número de especialistas externos que consultamos sobre esses esforços e esperamos compartilhar mais detalhes.
Sua paixão por esta empresa e nossa missão fez a diferença na vida de tantos ouvintes e criadores em todo o mundo. Espero que você não perca isso de vista. É essa capacidade de focar e melhorar o Spotify, mesmo em alguns dos nossos dias mais difíceis, que nos ajudou a construir a plataforma que temos. Temos uma clara oportunidade de aprender e crescer juntos com esse desafio e estou pronto para enfrentá-lo de frente.
Sei que é difícil ter essas conversas tão publicamente e continuo incentivando você a entrar em contato diretamente com seus líderes, seus parceiros de RH ou comigo se precisar de suporte ou recursos para você ou sua equipe.
Daniel
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