No dia 21 de junho, o Podcast Petit Journal comemorou sete anos com uma live repleta de convidados especiais. Natuza Nery foi uma delas e compartilhou com os ouvintes os bastidores do seu podcast O Assunto.
O podcast diário da jornalista global procura aprofundar temas relevantes na mídia com a presença de entrevistados especialistas nos assuntos. A proposta é “contextualizar, explicar e trazer sempre um ângulo diferente dos temas mais relevantes do momento”, segundo o G1.
Como a temática do podcast é atualidades, estar atento ao que está acontecendo no mundo é essencial. A apresentadora do podcast contou que precisa acompanhar notícias o dia todo – em parte para O Assunto, mas também para o jornal no qual participa na GloboNews.
As redes sociais também são importantes no trabalho de Natuza e da sua equipe. É por lá que eles se informam sobre quais assuntos estão chamando a atenção da audiência e merecem ser tema de episódio. Após lido os jornais e checadas as redes sociais, chega a hora da equipe se reunir – por aplicativo de mensagem mesmo – e pensar em temas.
Natuza conta que a partir daí, o trabalho fica mais focado na equipe de produção do programa – uma específica para O Assunto. São suas duas produtoras que entram em contato com os entrevistados para confirmar sua disponibilidade e fazer o que se chama de “pré-entrevista”, que, como o próprio nome diz, é uma entrevista prévia à com a Natuza, em que a equipe se certifica de que o entrevistado se encaixa no perfil buscado.
Desde o momento da seleção do tema até a gravação do podcast, poucas horas se passam – por isso a necessidade de uma equipe exclusiva para O Assunto. Natuza contou que a rotina de produção do podcast é extremamente difícil e contar com uma equipe dessas é imprescindível.
Ainda segundo a apresentadora, um dos principais desafios do podcast é que os episódios acompanhem a atualidade. Ela explicou que, caso um assunto mais chamativo aconteça ao longo do dia, ele vira prioridade, mesmo que o episódio do dia já esteja pronto. Foi o caso dos ataques de 8 de janeiro em Brasília. O episódio do podcast O Assunto foi gravado em uma sexta-feira e iria ao ar na segunda-feira seguinte. Porém, os ataques ocorreram em um domingo e não poderiam deixar de ser noticiados no próximo episódio do podcast. Foi preciso então uma reunião de emergência da equipe e uma regravação quanto antes.
Mas, apesar dos desafios, Natuza disse gostar bastante do trabalho e da vida de podcaster. Ela comentou que este formato une tudo que ela mais gosta: adrenalina, apuração, fora a oportunidade de noticiar fatos que vão marcar a história do Brasil e do mundo. Natuza também disse que essa experiência a obriga a “pensar fora da caixa” e dá abertura para falar de outros temas que ela julga importantes para além de política nacional, como saúde física e mental, por exemplo.
O podcast O Assunto está disponível no site do G1, no Spotify, Castbox, Google Podcasts, Apple Podcasts e na Deezer.