É verdade que a versatilidade que o áudio propõe é um grande atrativo quando falamos em podcast. Mas esse é um atrativo se analisarmos amplamente. Então, por que, especificamente, as pessoas buscam os podcasts?
Uma pesquisa feita pela Acast em julho de 2021 mostrou que a busca por entretenimento é a maior razão que leva ouvintes a consumirem podcasts. O estudo entrevistou 2 mil pessoas e 53% disse que curte podcasts como fonte de entretenimento.
A pesquisa foi feita em várias categorias de ouvintes acima dos 18 anos.
A segunda maior razão de consumo foi definida por conteúdos educacionais ou que propõem o aprendizado de algo novo, ficando com 49% de indicação do público.
Assim como o anterior, quase metade dos entrevistados (48%) dizem que consomem podcasts para relaxar. Um grupo de 38% dos participantes também disse que buscam inspiração na mídia.
Uma razão interessante – que ficou em último lugar entre as apresentadas pelas pesquisa, mas que ainda é interessante – é sobre o consumo de podcasts para ter algo novo para falar.
Uma parcela de 28% dos ouvintes que participaram da pesquisa disseram que escutam podcasts com essa finalidade.
Confira todas as razões abaixo e veja a pesquisa completa clicando aqui.

Assine a newsletter do Castnews para receber nossos conteúdos no seu e-mail.