Todos os anos, grupos de mídia como Statista, Triton Digital e Edison Research realizam pesquisas de mídia digital para medir tendências, acompanhar o crescimento do podcast, acompanhar o comportamento do ouvinte e compartilhar insights valiosos de podcast de uma perspectiva global.
A pesquisa à seguir foi realizada majoritariamente com estadunidenses (47,9%), ingleses (6,3%) e canadenses (5,0%).
Popularidade dos Podcasts
O podcasting experimentou um crescimento significativo desde sua criação em 2001. A indústria cresceu junto com o advento de smartphones, alto-falantes inteligentes (Amazon Alexa, Google Home, etc.), dispositivos móveis e sistemas de entretenimento no painel.

O estudo aponta que:
- a maioria dos americanos de 12 a 54 anos (53%) ouviu um podcast no último mês e cerca de 79% estão familiarizados com o meio;
- 75% da população dos EUA com mais de 12 anos ouviu áudio online no último mês;
- 38% das pessoas com mais de 12 anos nos EUA são ouvintes mensais de podcast;
- 43% dos ouvintes com idades entre 35 e 54 anos são ouvintes mensais de podcast (a faixa etária mais popular para o consumo de podcast);
- o podcasting atingiu os números mais altos de todos os tempos, com 90 milhões de americanos ouvindo podcasts semanalmente;
- 91% dos americanos possuem um smartphone;
- 36% dos americanos com mais de 12 anos possuem um alto-falante inteligente. Daqueles que possuem um alto-falante inteligente, 43% têm um dispositivo, 20% têm dois e 38% têm três ou mais;
- quase metade (46%) da população dos EUA ouve áudio falado (rádio, podcasts e audiobooks) diariamente;
- ouvintes entre 13 e 24 anos representam o maior crescimento entre os ouvintes de áudio falado;
- os ouvintes de áudio falado gastam 47% do tempo com rádio AM/FM, 21% com podcasts, 11% com audiolivros e 21% com outros.
Quem ouve podcast?
Historicamente, a demografia do podcast não refletiu a população dos EUA, mas isso mudou significativamente no ano passado.

- A faixa etária entre 35 e 44 anos representa cerca de metade dos ouvintes mensair e 22% dos ouvintes tem mais de 55 anos.
- A audiência feminina atingiu um recorde histórico em 2021.
- Pessoas de 12 a 34 anos representam 66% dos fãs de podcast nos Estados Unidos, e o número de ouvintes de podcast diminui à medida que a idade aumenta.
- 43% dos homens americanos e 48% das mulheres americanas ouvem podcasts.
- Mais de 66% têm um diploma universitário (bacharelado ou superior) e uma renda familiar média anual de US$ 75.000 ou mais.
- Mais de um quarto dos americanos com mais de 55 anos ouvem podcasts mensalmente.
Os resultados também apontaram que 57% dos ouvintes são brancos, 13% afro-americanos, 16% hispânicos, 4% asiáticos e 10% de outras nacionalidades.
Apesar do podcasting ser popular nos Estados Unidos, o país não ocupa o primeiro lugar em crescimento ou audiência.
- A partir de 2022, o Brasil ficou em primeiro lugar no consumo de podcast, seguido pela Suécia e México.
- A América do Norte e a Ásia-Pacífico têm o maior número de ouvintes.
- 58% dos adultos na Coreia do Sul são ouvintes mensais .
- A maioria dos países vê o engajamento de podcasts aumentar a cada ano.
- Desde 2020, 18% dos adultos no Reino Unido ouvem podcasts todas as semanas .
- 9 milhões de canadenses com mais de 18 anos ouvem podcasts todos os meses .
- Quase 38% dos canadenses adultos ouviram um podcast no ano passado.
- 28% dos ouvintes canadenses têm uma renda anual de $100.000 ou mais.
- O público de podcast do Canadá consiste principalmente de pessoas de 18 a 34 anos.
- 49% dos italianos com mais de 18 anos ouviram um podcast no último ano .
- Os programas musicais são o gênero de podcast preferido por 45% dos ouvintes italianos, perdendo apenas para os noticiários.
Como as pessoas ouvem podcasts?
A maioria dos consumidores de podcast ouve conteúdo de áudio usando seus smartphones e reproduz episódios por meio de um aplicativo de podcast importante, como Apple ou Spotify.
Aqui estão algumas outras maneiras pelas quais as pessoas ouvem o conteúdo:
- 13% dos americanos ouvem podcasts em um desktop ou laptop.
- 28% dos adultos americanos ouvem podcasts enquanto dirigem.
- 73% ouvem podcasts em seu smartphone ou celular.
- 32% dos maiores de 18 anos que andaram de carro no último mês ouvem podcasts.
- 18% das pessoas com mais de 18 anos possuem um veículo com um sistema de entretenimento inteligente.
- 49% dos podcasts ouvidos são em casa.
A maioria das pessoas (26%) ouve podcasts das 10h às 14h. Antes das 10h é o próximo horário mais popular para ouvir podcasts (25%).
Outros horários populares para ouvir podcasts são:
- 14h às 18h (21%)
- 18h às 22h (15%)
- 22h às 2h (11%)
Gêneros mais populares de podcasts
De acordo com um estudo da Statista, 22% dos ouvintes de podcast nos Estados Unidos preferem a comédia como gênero.
Notícias é o segundo gênero de podcast mais popular, seguido por crimes reais, esportes e saúde e boa forma.

Plataformas de podcast mais populares
Em fevereiro de 2023, o Apple Podcasts ocupava o primeiro lugar com 38,7% de todos os ouvintes de podcast e 48.789.778 downloads de podcast. O Spotify atualmente ocupa o segundo lugar com 28% dos usuários de podcast e 35.295.536 downloads.
Outras plataformas de podcasting e aplicativos de escuta em ordem de popularidade:
- Navegador da Web | 3,7%
- Google Podcasts | 2,5%
- iTunes da Apple | 1,9%
- Buzzsprout Embed Player | 1,5%
- Castbox | 1,3%
- Viciado em podcast | 0,8%
- Nublado | 0,9%
- Seu site Buzzsprout | 0,9%
- Música Amazônica | 0,8%
- Elencos de bolso | 0,7%
- iHeartRadio | 0,5% (lista completa aqui)
O estudo aborda também o comportamento e tendências dos ouvintes, tendências de episódios de podcast, tendências de descoberta de podcast, tendências e desempenho da publicidade em podcast e o futuro dos podcasts. Você pode conferir todas as análises completas no site da Buzzsprout.