Os anúncios têm ganhado cada vez mais espaço em podcasts por conta da intensidade com a qual o consumo da mídia também vem crescendo. Além disso, um fator positivo desse cenário é a receptividade dos ouvintes quando se fala em publicidade.
O estudo IAB/PwC’s U.S. Podcast Advertising Revenue (Estudo de Receita de Publicidade em Podcasts), mostrou que a expectativa é que o gasto com anúncios em podcasts nos Estados Unidos supere a casa dos US$ 2 bilhões.
O alcance dos anunciantes pode realmente atingir as expectativas previstas. Segundo o estudo Podcast Download Fall, de 2021, seis a cada 10 pessoas não manifestaram nenhum incomodo em consumir anúncios durante a mídia, considerando que os anúncios também iriam manter seus podcasts preferidos no ar.
Essa receptividade, entretanto, é maior para com anúncios que são transmitidos pelo próprio host. Esse dado vai de acordo com o que foi mostrado pela pesquisa “A influência da publicidade digital no universo dos podcasts”, também de 2021. Segundo a pesquisa brasileira, 54% das pessoas que disseram ter consumido podcasts afirmaram que preferem a publicidade sendo parte do conteúdo.
Jeff Vidler, fundador da Signal Hill Insights e co-produtor do Canadian Podcast Listener Report, em publicação no Rain News, comentou que apesar desse tipo de anúncio agradar mais os ouvintes, é uma publicidade difícil de mensurar, perdendo lugar para o anúncio feito de maneira automatizada. Um dos principais motivos é que o anúncio diluído ao conteúdo (transmitido pelo host) é mais difícil de ser mensurado.
Publicidade no Brasil
A pesquisa “A influência da publicidade digital no universo dos podcast” realizada em 2021, entrevistou pouco mais de mil pessoas e 76% dela disseram ter ouvido algum podcast. Dessa parcela dos entrevistados, 59% se lembravam de ter se deparado com anúncios durante o áudio.
Sobre as tendências para o Brasil, o diretor de contas da Offerwise, Júlio Calil, avalia que “à medida que os podcasts crescem em popularidade, a abertura para publicidade digital neste meio segue em progresso. É uma maneira inovadora e confortável para a audiência de promover o seu negócio”.