Os estúdios de podcast do Spotify, incluindo Parcast e Gimlet Media, estão enfrentando incertezas quanto aos seus orçamentos para o ano, o que significa que os executivostem não conseguiram dar seguimento a aprovações de novos podcasts e viagens para produções existentes.
A falta de clareza financeira tem gerado incerteza entre os funcionários, que interpretam isso como um sinal de falta de planejamento da empresa para podcasts novos e originais. As informações foram reveladas por Ashley Carman da Bloomberg.
No mês de abril, durante uma atualização aos funcionários sobre a estratégia atual de podcast, Sahar Elhabashi, vice-presidente e chefe de negócios de podcast do Spotify, abordou a questão orçamentária. Elhabashi afirmou que gostaria de “certificar-se de que está totalmente alinhada com a liderança sênior, o podcast vertical, a publicidade e os mercados antes de desbloquear os orçamentos”.
Em resposta à situação, um porta-voz do Spotify divulgou uma declaração informando que os orçamentos estão sendo atualizados continuamente e que existem várias produções em desenvolvimento e podcasts ativos, incluindo Stolen, The Comment Section com Drew Afualo, Distractible, Case 63, Prestige TV, Ensino Superior, Ciência Vs, entre outros.
No entanto, a falta de clareza sobre a quantia de dinheiro disponível para os estúdios, combinada com cortes gerais em viagens, imóveis, cancelamentos de podcasts e opções de alimentação no escritório, tem deixado alguns funcionários preocupados. Eles interpretam isso como um sinal de que a empresa não tem um plano claro para podcasts novos e originais. Essa preocupação é agravada por uma postagem recente na plataforma de mídia social anônima Blind, que sugere uma reorganização nos estúdios internos. É importante notar que, antes das demissões ocorridas em janeiro, que afetaram 6% da equipe, as notícias sobre as demissões também foram divulgadas inicialmente nessa plataforma. Apesar disso, o porta-voz do Spotify se recusou a comentar sobre essa postagem.
No evento do dia do investidor da empresa, quase um ano atrás, o CEO Daniel Ek e o CFO Paul Vogel deixaram claro que o objetivo é tornar o negócio de podcast lucrativo até 2024. Nesse sentido, a redução de orçamentos faz sentido como parte desse plano. As equipes do Spotify também estão focadas no amplo lançamento de seus podcasts originais, com o objetivo de alcançar um público maior e gerar mais receita publicitária com esses ouvintes adicionais. A empresa está buscando encontrar um equilíbrio entre a eficiência financeira e o crescimento do negócio de podcast.