Carta de prioridades anunciada essa semana pelo Youtube em seus canais oficiais tem gerado polêmica. Ao passo que os NFTs ganham destaque na mídia e no modo de consumo das novas gerações, os podcasts também ganham destaque nas metas de 2022 para o Youtube.
Susan Wojcicki, CEO da empresa, citou o podcast como uma fonte adicional de receita para criadores, ressaltando que a companhia pretende proporcionar uma experiência mais dedicada a esse setor para os usuários.
Ainda em outubro o Youtube contratou o “Podcast Lead” para organizar e gerenciar os milhões de podcasts que já existem no site. O conflito surge ao esbarrar nos interesses da plataforma com a Google Podcasts, plataforma de hospedagem bem mais alinhada à pesquisa e de fato incorporada ao aplicativo do Google no Android.
Com uma disponibilidade mais ampla e padrão a companhia demonstrava grandes expectativas no projeto que nasceu em 2018. A partir de uma visão do áudio como tão informativo quanto texto e vídeo, o Google Podcasts responderia às perguntas das pessoas como parte dos resultados de pesquisas.
As abordagens de produção de mídia podem ser diferentes, afinal, Susan destaca que “À medida que o uso de podcasts continua a crescer, esperamos que seja parte integrante da economia criadora.”
Pesquisa da 9to5Google analisa com seus leitores qual seria a melhor plataforma de hospedagem. 51,7% dos votantes afirma preferir continuar com a escutar em um app separado, o Google Podcasts, enquanto apenas 9, 12% afirmam preferir em um novo aplicativo Youtube Podcasts, opções como o app do Youtube com otimizações e em uma nova experiência do Youtube Podcast como parte do Youtube Music também são apresentadas.
Até o momento de publicação desta reportagem, 626 pessoas tinham participado da votação.