O podcast Heroínas do Brasil foi lançado na última semana e está disponível nas principais plataformas de áudio. O conteúdo busca dar visibilidade à trajetória de mulheres brasileiras que fizeram história.
As personalidades retratadas no podcast participaram de momentos de grande importância da trajetória do país. Entre eles estão a independência, abolicionismo, direito da mulher à educação, ao voto e à escolha de uma profissão.
Em foco, mulheres de fibra, ousadas, intensas, sonhadoras. Mulheres que com muita coragem e ousadia, sozinhas ou com pouco apoio, ajudaram a transformar a realidade. Algumas delas, pioneiras em áreas exclusivamente masculinas.
O projeto tem roteiro e apresentação da jornalista, roteirista e escritora Lúcia Tulchinski. A produção é da TumpatsSound Design Studio, identidade visual de Cris Pagnoncelli, identidade sonora de Lucas Panisson.
O convite será viajar ao passado – um, dois, três, quatro, cinco séculos – para conhecer figuras incríveis que enfrentaram preconceitos, romperam padrões e foram muito além dos limites estabelecidos. Entre elas, Antonieta de Barros, Bárbara Alencar, Chiquinha Gonzaga, Dandara, Leolinda Daltro e Zuzu Angel.
Cada episódio do podcast – que inicialmente foi pensado para se tornar livro – levará o ouvinte numa jornada pela trajetória de uma personagem, mesclando narração com uma sonoplastia envolvente. “A gente investiu na criação da identidade sonora, trazendo a brasilidade e mostrando também um pouco da nossa cultura de uma maneira geral”, disse Kelly Gequelim, uma das sócias da Tumpats.
De acordo com a host Lúcia Tulchinski, há uma variedade de conteúdos no mesmo sentido, porém sobre personalidades de fora do Brasil. “Percebi que tinha espaço pra falar mais das brasileiras. Quando defini o título – Heroínas do Brasil – tudo fez mais sentido”, falou.
Ela, que se emociona ao falar sobre o projeto, diz que “falar sobre mulheres tão incríveis é um presente”. Tulchinski vê a produção como um manifesto de gratidão pelo que foi feito lá trás por mulheres brasileiras “em tempos sem Internet e redes sociais”.
Apesar do andamento da produção sonora, ela afirma que a ideia do livro segue de pé. Independente disso, se mostra realizada com a possibilidade de resgatar o valor da mulher na sociedade com o áudio. “Contar essas histórias no formato podcast, usando minha voz, em episódios com uma produção sonora caprichada da Tumpats, que resgata até gravações de época, é sensacional”, diz.
Para a apresentadora, o podcast vem para afirmar o papel que grandes personalidades tiveram nas importantes conquistas feminina ao longo da história. Conquistas que até mesmo grande parte das mulheres não sabe como foram conquistadas. “Como o patriarcado e a visão machista sempre dominaram as narrativas, sabemos pouco sobre as mulheres brasileiras que fizeram história”, complementa.
Kelly disse que o projeto apresentado por Lúcia veio de encontro com o que a produtora buscava no momento. “A gente queria assinar um projeto que fosse realmente muito especial, que tivesse um conteúdo relevante e não fosse só mais um bate-papo”, disse.
Assim como pensa a apresentadora, a empresa abraçou o tema por entender se tratar de um assunto que necessita ser colocado em evidência nos dias de hoje.
“Nós quisemos trazer voz para essas histórias, justamente para que as novas gerações consigam entender essa força da ancestralidade, entender que a gente só está aqui hoje porque tiveram outras mulheres lá atrás que lutaram por isso”, comentou Kelly.
Sobre a estrutura do podcast, Kelly explicou que a duração mais curta dos episódios foi pensada exatamente para atrair um público mais jovem.
O projeto terá quatro temporadas com 12 episódios cada uma. Seis histórias da primeira temporada já estão disponíveis e as próximas serão lançadas às terças-feiras.
Uma semana após o lançamento, o Heroínas do Brasil está em destaque entre os lançamentos e entre os podcasts de história no Spotify e entre as recomendações de conteúdos de história no Apple Podcasts. “A gente está chegando onde a gente quer e temos a sensação que esse projeto pode ainda chegar muito longe”.
O podcast está nas redes sociais em @heroínasdobrasil, onde serão inseridas fotos, curiosidades e fatos sobre as mulheres brasileiras retratadas, além do dia-a-dia da produção. Outras informações e conteúdos adicionais podem ser conferidos no site do podcast.
Assine a newsletter do Castnews e receba nossos conteúdos por e-mail! 😀