A Ambev realizou recentemente mais uma edição do seu projeto InPulso, que busca auxiliar criadores de conteúdo a alavancar seus projetos. A edição de 2023, por sua vez, teve como foco produtores de conteúdo periféricos.
Para essa edição foram selecionados os criadores dos projetos ‘Nós Mulheres’, ‘Mural’, ‘Desenrola, não enrola’, ‘Awale’, ‘Fala Roça’, ‘Wakanda’, ‘Alma Preta’, ‘Periferia em Movimento’ e ‘Notícia Preta’. Sua maioria é formada por veículos de jornalismo independentes, que inclusive possuem podcasts próprios.
Os criadores em questão contaram com treinamento e mentoria para o desenvolvimento e gestão de seus projetos. O objetivo do evento da Ambev é para além de fomentar a inclusão produtiva, promover conhecimento, empoderamento financeiro e conexões com outros produtores.
Para auxiliar nessas questões, diversos nomes relevantes do mercado foram convidados para o evento, incluindo o CEO do PodPah, Victor Assis e os empreendedores Raul Santiago e Renê Silva – além de demais profissionais da própria Ambev.
O evento concluiu que os principais desafios dos projetos em questão incluem a gestão de pessoas, diversificação de receita, gestão comercial, uso de dados e de novas tecnologias para escalar o negócio. Problemas esses bastante comuns no mercado de podcasting, principalmente entre os criadores independentes.
“Sabemos que cada negócio é único e tem seus desafios próprios. Foi conversando com diversos produtores de conteúdo que entendemos que podemos impulsionar nosso ecossistema a partir do conhecimento acumulado que temos e com a força do nosso ecossistema e contribuir diretamente para o desenvolvimento do negócio”, explica Lucas Rossi, Diretor de Reputação e Comunicação Interna e Externa da Ambev. “Para essa edição, nosso foco foi prestigiar projetos que fomentam a cultura, comunicação e renda localmente. Hoje ainda há uma lacuna relevante quando falamos de conteúdos jornalísticos e educacionais periféricos”, finalizou.