Desde o lançamento do ChatGPT, já vimos uma tonelada de novas ferramentas de inteligência artificial surgir no mercado de podcasting (e em qualquer outro mercado, aliás). Essas sofisticadas ferramentas de IA estão assumindo muitas das tarefas que os podcasters estão acostumado a fazer manualmente.
A tecnologia está se espalhando rapidamente e está melhorando o tempo todo. Portanto, é natural que os podcasters comecem a se preocupar. Mas, de acordo com Katie Paterson, do The Podcast Host, a IA aumentará e aprimorará o papel do criador, mas nunca o substituirá.
Ela também defende que ouvintes valorizam a experiência humana. ” A experiência vivida é o que permite que você compartilhe histórias pessoais, anedotas e outras coisas que criam uma conexão poderosa e relacionável entre você e seu público”, escreveu.
A experiência é algo que a IA não pode compartilhar, podendo apenas reproduzir relatos de outras pessoas sobre suas experiências, o que não é nenhum diferencial.
Além disso, é importante considerar que 87% dos ouvintes declararam que escutam podcast por entretenimento (que foi, aliás, o motivo mais citado para o consumo). Por outro lado, sabemos que – até o momento presente – a IA não veio para entreter. Basicamente, ela foi criada para facilitar nossa vida, automatizando processos que não queremos fazer.
Como já mencionado acima, os ouvintes de podcast não querer ouvir bots. Eles querem, na verdade, criar conexões e se identificar com histórias contadas em podcasts. É para ser uma experiência real, e não criada. Essa conexão, especialmente emocional, é a grande diferença entre conteúdos humanos e gerados por IA.
A opinião e o debate também são conceitos muito humanos que são uma parte considerável da atração do podcasting para muitos ouvintes. Se 71% dos ouvintes, do mesmo estudo acima, disseram que ouvem podcasts especificamente para ouvir a opinião de outras pessoas, isso não funcionaria em podcasts apresentados por robôs.
Ainda no texto publicado no blog do The Podcast Host, Katie Paterson defende que “quanto mais a Internet for inundada com conteúdo gerado por IA, mais valioso será o conteúdo criado por humanos”, e isso até que faz sentido.
Qual você acha que é o futuro do podcasting com a chegada das inúmeras ferramentas de inteligência artificial? Conta pra gente nos comentários!