Texto original, em inglês, de Amrita Khalid, publicado no Hot Pod News
“Em um episódio recente de podcast, você pode ouvir Joe Rogan perguntar ao fundador da OpenAI, Sam Altman, se a sociedade deveria se preocupar com o conteúdo falso de inteligência artificial. “Como seremos capazes de dizer o que é real e o que não é?” Foi uma pergunta particularmente apropriada para o episódio – já que toda a conversa de uma hora foi gerada por IA.”
Dependendo de quem você perguntar, a inteligência artificial é uma ameaça existencial para toda indústria criativa, uma tecnologia inovadora que fará avançar a civilização humana ou um tipo de brinquedo divertido e estúpido que é, em última análise, uma pálida imitação do negócio real. O criador de The Joe Rogan AI Experience, uma espécie de podcast fanfic do YouTube gerado por inteligência artificial, que retrata conversas imaginárias entre Rogan e um novo convidado a cada episódio, meio que acredita nos três. Ou, pelo menos, ele menciona os três ao longo de uma discussão de quase uma hora que o Hot Pod teve com ele no início deste mês.
Hugo, que nos pediu para usar apenas seu primeiro nome para proteger sua identidade, é diretor criativo de um estúdio de efeitos visuais e agência de publicidade em Sydney, Austrália. Hugo é rápido em admitir que seu podcast no YouTube é apenas para diversão e não pretende ser uma ameaça real para o verdadeiro Rogan ou podcasters reais de carne e osso.
“Isso é puramente ficção – apenas por diversão – então não saia por aí fazendo seus pequenos TikToks e fazendo o mundo acreditar que eu disse coisas que nunca disse”, adverte o clone AI de Joe Rogan AI no primeiro episódio do podcast, que Hugo publicou há um mês. Nele, o falso Rogan, e um igualmente falso Altman, têm uma conversa com script do ChatGPT.
A ideia para The Joe Rogan AI Experience surgiu para Hugo em fevereiro, quando o discurso da mídia social em torno do ChatGPT parecia estar no auge de todos os tempos. Ele vinha acompanhando regularmente os avanços da IA no ano passado e assistiu a “alguns vídeos do YouTube sobre clonagem de voz” quando a ideia surgiu em sua cabeça.
“E se eu tentasse gerar um podcast The Joe Rogan Experience inteiro com o ChatGPT e conseguisse usar uma dessas plataformas de clonagem de voz?” ele pensou.
Após algumas pesquisas no Google, ele encontrou várias empresas de software de voz de inteligência artificial com amostras de demonstração da voz de Joe Rogan. Infelizmente, muitos deles não eram tão bons ou disponíveis para uso público. Finalmente, após algumas semanas de pesquisa, Hugo encontrou uma plataforma de conversão de texto em fala que pode clonar qualquer voz com base em trechos de áudio. Ele usou essa plataforma para a voz de Rogan e outros convidados do podcast, que também incluíram Donald Trump e Andrew Tate.
Os defensores da inteligência artificial dizem que será mais rápido e mais barato produzir do que o trabalho feito pelo homem. Mas o trabalho de solicitar um script utilizável no ChatGPT, lançá-lo em um programa de conversão de texto em fala e editar o áudio leva horas de trabalho humano.