Por meio de um tweet publicado no dia 16 de março, foi anunciado que já é possível criar um podcast no Youtube, transformar uma playlist em podcast e também mensurar os resultados do conteúdo enquanto podcast. A notícia veio depois de quase um mês da divulgação, durante o “HotPod Summit” no On Air Fest, de que os podcasts seriam distribuídos em breve pelo YouTube Music.
Além disso, de acordo com Chris Stone, produtor executivo de áudio e vídeo no New Statesman Media Group, é possível monetizar podcasts assim como vídeos normais são monetizados.
No Youtube Studio passou a existir a nova guia “Podcasts” na página de conteúdo. Segundo o suporte do Google, “seu podcast deve conter apenas episódios completos, organizados na ordem em que devem ser consumidos. Se o seu podcast tiver várias temporadas, inclua-as no mesmo podcast”.

Oficialmente, um “programa de podcast é uma lista de reprodução e os episódios de podcast são vídeos nessa lista de reprodução”, que são elegíveis para reprodução somente de áudio.
Quando um podcast no Youtube é categorizado como tal, esse conteúdo recebe o selo apropriado e aparece com um cartão de exibição nos resultados da pesquisa. Os criadores precisam adicionar especificamente uma miniatura quadrada de podcast, além de um título e uma descrição “abrangente”.
Apesar de já ser possível criar podcasts na plataforma, o link www.youtube.com/podcasts só está disponível nos Estados Unidos.

Clique aqui para conferir as principais informações compartilhadas pelo Youtube sobre os podcasts na plataforma, ou confira o vídeo abaixo sobre como criar podcasts no Youtube: