“Há somente duas semanas eu era um jornalista […] este trabalho durou metade dos meus 41 anos de vida. Como repórter, viajei ao redor do mundo com meu capacete, colete à prova de balas e microfone. Estive em lugares lindos em tempos realmente difíceis […] Mas agora, tempos difíceis vieram até mim e tornaram meu lindo país um lugar ruim. No dia 24 acordei às 5 da manhã porque tinha explosões ao redor”
O trecho acima é o início do primeiro episódio do podcast Fighting for Ukraine, do jornalista Yuriy Matsarsky. No podcast, o jornalista, que se tornou combatente de guerra contra a invasão russa, faz relatos diários sobre o confronto na Ucrânia.
Em entrevista ao Castnews, Matsarsky contou que, além de fazer os relatos e participar da defesa do país, ele também guia jornalistas estrangeiros que vão para a região fazer seus trabalhos.
Ele e outros civis voluntários estão posicionados em um dos edifícios de Kiev, onde ficam alojados, comem e dormem. “Não tenho outra escolha, preciso proteger minha pátria, não posso ficar de lado enquanto esses desgraçados bombardeiam as cidades”, falou.
A decisão de começar a gravar o podcast foi uma maneira de reportar fielmente o que está acontecendo na Ucrânia com os ataques russos. Sobre a escolha da mídia, ele explicou que era jornalista de rádio antes da guerra. “Eu tinha meu gravador sempre comigo, então ficou óbvio que começaria a fazer podcasts”.
O jornalista – e agora combatente de guerra – disse que ele e outros voluntários do pelotão tentam não falar sobre a invasão, mas sim pensar no que vão fazer depois da vitória da Ucrânia. “É realmente importante que todo o mundo entenda que esta guerra não é travada apenas contra a Ucrânia. A Rússia de Putin é inimiga de todo estado democrático e de todo povo livre. Se falharmos, vocês enfrentarão as mesmas atrocidades que estamos vivendo agora. É como a Segunda Guerra Mundial”, disse.

Yuriy nasceu em Kharkiv, uma das maiores cidades do país, onde os pais dele ainda moravam após o início da guerra. Eles conseguiram fugir após uma semana de confronto. “Tem mais casas destruídas em duas semanas de guerra do que durante toda a segunda guerra mundial”, contou Matsarsky.
Além disso, o jornalista também tem uma filha prestes a completar 17 anos que deixou o país alguns antes da guerra começar.
Para o podcast, Matsarsky conta com a colaboração de uma equipe de voluntários baseada nos Estados Unidos e Nova Zelândia. A produção é de Stevie Manns, responsável por gerenciar todas as informações enviadas pelo jornalista. Um editor, um criador de conteúdo e um social media também estão colaborando com a iniciativa.
“Yuriy entrou em contato com um grupo de produtores de áudio independentes pedindo ajuda para divulgar sua reportagem para o público ocidental… Eu respondi e o ajudei a publicar esses diários em áudio”, disse Manns.
Manns mencionou que o Fighting for Ukraine é um podcast único, já que eles não têm conhecimento de nenhum outro jornalista que tenha feito um trabalho diário de divulgação em podcasts ou blogs enquanto lutava em uma guerra dentro do próprio país.
Diariamente, Yuriy envia um arquivo de áudio para Stevie, que finaliza o trabalho junto com o resto da equipe. “É muita responsabilidade e pode ser um pouco pesado… Eu escuto o arquivo de áudio antes de qualquer pessoa”, falou.
De acordo com Manns, a troca de e-mail diária é rápida por conta da situção de Matsarsky. “Eu acho que o que ele está fazendo é muito importante e é muito especial. Ele está documentando a história de uma maneira que nunca foi feita antes […] e é um ótimo jornalista! Seus relatórios são envolventes e realmente mostram o que está acontecendo com as pessoas lá”, finalizou.

Lutando pela Ucrânia
No podcast, o jornalista traz atualizações diárias das linhas de frente da resistência ucraniana. “Como jornalista, pensei: ‘Você não deveria estar envolvido nisso. Você deveria estar assistindo do lado de fora.” Mas a parte cidadã ucraniana de mim me disse: ‘Não, isso não funciona mais. Você deve proteger seu país, você deve proteger seus entes queridos, você deve proteger sua liberdade – você deve proteger seu povo'”.
Cada episódio tem poucos minutos de duração. No primeiro deles, Yuriy se apresenta e conta porque ele decidiu trocar seu caderno de anotações por um rifle e se alistar para o exército ucraniano.
Assine a newsletter do Castnews e receba nosso conteúdo no seu e-mail!