fbpx
  • Quem somos
  • Carreira
  • Contato
10 de dezembro de 2023
CASTNEWS
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • News
    Podcast Growth Summit

    PodPod: quatro aprendizados do Podcast Growth Summit

    oficina de podcast

    Projeto de extensão leva oficinas de podcast a estudantes de escolas públicas de Fortaleza

    podcast USP

    Podcast da USP é destaque no Prêmio Acessa 2023

    Apple Podcasts

    Carros Tesla terão Apple Podcasts como app nativo

    Google Podcasts

    Agora com data, Google Podcasts será descontinuado nos EUA em abril de 2024

    Spotify

    Spotify anuncia desligamento de CFO

    Trending Tags

    • Spotify
    • podcastbr
    • podcast privado
  • Mercado
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Já ouviu esse?
  • + Ouvidos
  • Eventos
  • Relatórios
  • PodcastNOVO
  • Login
  • Registrar
  • News
    Podcast Growth Summit

    PodPod: quatro aprendizados do Podcast Growth Summit

    oficina de podcast

    Projeto de extensão leva oficinas de podcast a estudantes de escolas públicas de Fortaleza

    podcast USP

    Podcast da USP é destaque no Prêmio Acessa 2023

    Apple Podcasts

    Carros Tesla terão Apple Podcasts como app nativo

    Google Podcasts

    Agora com data, Google Podcasts será descontinuado nos EUA em abril de 2024

    Spotify

    Spotify anuncia desligamento de CFO

    Trending Tags

    • Spotify
    • podcastbr
    • podcast privado
  • Mercado
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Já ouviu esse?
  • + Ouvidos
  • Eventos
  • Relatórios
  • PodcastNOVO
Sem Resultado
Ver todos os resultados
CASTNEWS
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home News

IA terá grande protagonismo na produção de conteúdo em 2024, diz Kantar IBOPE Media

Segundo relatório publicado pela empresa, a inteligência artificial deve crescer ainda mais em 2024 e revolucionar a criação de conteúdo.

Andressa Isfer por Andressa Isfer
8 de novembro de 2023
em News
0
Kantar
313
COMPARTILHAMENTOS
2.4k
VIEWS
Compartilhe no LinkedinCompartilhe no Twitter

A Kantar IBOPE Media publicou nesta terça-feira (07) seu mais novo estudo. Intitulado 2024 Media Trends & Predictions, o relatório explorou as tendências vistas em 2023 para prever o que podemos esperar para o ano seguinte. Foram diversas áreas analisadas pela empresa, passando por macroeconomia, publicidade e tecnologia, com foco em produtos em vídeo.

No entanto, algumas das previsões feitas pela Kantar poderão refletir também no podcasting. É o caso da IA, por exemplo. É um fato que em 2023 uma série de novas tecnologias envolvendo inteligência artificial tomaram a indústria. Desde o lançamento do ChatGPT, uma série de outras ferramentas foram surgindo, modificando completamente a forma que produtores de conteúdo e podcasters realizam seu trabalho.

LEIA TAMBÉM

PodPod: quatro aprendizados do Podcast Growth Summit

Projeto de extensão leva oficinas de podcast a estudantes de escolas públicas de Fortaleza

A Kantar também percebeu esse movimento. Segundo a empresa, o mundo viu em 2023 um progresso tecnológico notável, que permitiu, dentre outras coisas, melhorar a análise preditiva, personalização e até a criação de conteúdo criativo.

Essa tendência deve não apenas se manter, mas expandir em 2024. Para a Kantar, no próximo ano devemos presenciar uma participação ainda maior da IA em todos os lugares. Essa movimentação deve revolucionar a criação de conteúdo, porém, não de maneira tranquila: a empresa aposta que discussões envolvendo propriedade intelectual devem surgir de maneira intensa em 2024, surfando na onda já vista em 2023.

Para o produtor de conteúdo e empresas desse setor, esse aumento na oferta de IAs no mercado pode significar um gasto de recursos. Isso porque, segundo a Kantar, estes “poderão ter dificuldades para identificar as ferramentas mais eficazes para suas operações”, o que pode resultar em investimentos sem retorno.

Já para anunciantes, 2024 terá como palavra-chave a sustentabilidade. A Kantar alega que a tecnologia impulsiona a sustentabilidade, que por sua vez impulsiona a mídia e publicidade. Em outras palavras, anunciantes devem considerar um público cada vez mais voltado para questões envolvendo meio ambiente – seja na produção de seus anúncios ou no produto em si.

A mescla entre ao vivo e sob demanda

Outro ponto de destaque do 2024 Media Trends & Predictions é a previsão da Kantar com relação ao chamado “futuro híbrido”. Para a empresa, o consumo sob demanda e o consumo linear vão andar lado a lado em 2024. Isso significa que, apesar do consumidor ter grande apreço pelo modelo de streaming convencional (chamado de sob demanda), o formato ao vivo também tem sua importância, principalmente em eventos como eleições e Olimpíadas.

A expectativa para 2024 é de uma fusão de momentos ao vivo e sob demanda, atendendo harmoniosamente as diversas preferências do espectador

Trecho retirado do 2024 Media Trends & Predictions, da Kantar IBOPE Media

Essa tendência também vai se refletir nas redes sociais: para a Kantar, TikTok, YouTube e X vão buscar amplificar transmissões ao vivo e adicionar ainda mais elementos interativos.

Tendências do VOD para 2024

Como dito anteriormente, o foco do estudo foi o VOD (Video On Demand). A empresa analisou diversos âmbitos desse mercado, entendendo quais os hábitos de consumidores em 2023 e suas tendências para 2024. No entanto, alguns dos pontos levantados também se encaixam no podcasting.

A Kantar concluiu uma série de fatores. Com relação às empresas de streaming, a empresa alega que estas precisarão levar em consideração a regionalidade de cada país. Será necessário conhecer as atitudes e hábitos reais de consumo de vídeo de cada público, dentro e fora dos limites de cada plataforma.

Em essência, o sucesso global no domínio de streaming exige uma estratégia localizada. As empresas precisam moldar suas ofertas – desde a criação de conteúdo até os preços e táticas promocionais – para se adequarem às características distintas do cenário de cada região.

Trecho retirado do 2024 Media Trends & Predictions, da Kantar IBOPE Media

Além disso, a empresa alega que não há uma fórmula única para a criação de conteúdo de sucesso no mundo do streaming.

A Kantar também refletiu sobre a produção de conteúdo em vídeo em 2023. A greve dos roteiristas de Hollywood foi um fator de destaque para o estudo, que trouxe impactos significativos nos hábitos de consumo de consumidores. Em resumo, a empresa concluiu que reprises de séries atemporais como Friends e The Office tiveram um retorno bastante positivo – o que leva ao questionamento ‘Oferecer novos conteúdo está se tornando mais arriscado?’. Para a Kantar, sim.

Isso porque não há uma receita de bolo: produções grandes não terão necessariamente o retorno maior do que produções pequenas. Há um ar de incerteza no mercado – então o melhor a se fazer é arriscar em diferentes frentes.

Para isso, a Kantar insiste na produção de conteúdo para várias plataformas, alegando que o consumidor acompanhará esse movimento em 2024. Mais uma vez, apesar do foco da pesquisa ser em vídeo, é possível ver essas tendências também no podcasting.

A produção de conteúdo multiplataformas já é uma realidade no mercado, com marcas saindo do áudio e migrando para vídeo – seja em redes sociais, séries ou filmes. A presença de IA no podcasting também é uma realidade há tempos vista e que, muito provavelmente, se expandirá ano que vem.

No que diz respeito à mescla do on demand e ao vivo, isso também pode ser levado em consideração por podcasters. Já para empresas, 2023 também foi um ano de discussões sobre regionalidade. Diversos players discutiram a importância da produção de histórias brasileiras para podcasts em eventos como o Rio2C, em abril deste ano. Porém, por outro lado, estes mesmos players também devem refletir sobre os hábitos de consumo brasileiros – e o que funciona melhor para os ouvintes em questão.

Em outras palavras: assim como no VOD, o podcasting também pode usufruir dos dados levantados pela Kantar para entender eventuais tendências de 2024.

Confira o relatório na íntegra.

Tags: estudoKantar IBOPE MediaPODCASTINGtecnologia

Leia Também Esses Posts

Podcast Growth Summit
News

PodPod: quatro aprendizados do Podcast Growth Summit

8 de dezembro de 2023
oficina de podcast
News

Projeto de extensão leva oficinas de podcast a estudantes de escolas públicas de Fortaleza

8 de dezembro de 2023
podcast USP
News

Podcast da USP é destaque no Prêmio Acessa 2023

8 de dezembro de 2023
Próximo Post
International Women’s Podcast Awards

Terceira edição do International Women’s Podcast Awards recebe inscrições de 27 países

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Obrigatório

Colunistas | Opinião

  • Aline Hack
  • Ananda Garcia
  • André Palme
  • Andrei Rossetto
  • Domenica Mendes
  • Fábio Mazzeu
  • Leo Lopes
  • Samuel Leite

POPULARES

5 dicas para acertar nas suas entrevistas

Melhores perguntas para entrevistas em podcast

15 de janeiro de 2022
Foro de Teresina

Thais Bilenky e José Roberto de Toledo deixam Foro de Teresina

30 de outubro de 2023
Foro de Teresina

Foro de Teresina encerra atividades após saída de Thais Bilenky e José Roberto de Toledo

1 de novembro de 2023
9 tendências de podcast para 2022

9 tendências de podcast para 2022

18 de julho de 2022
melhores produtoras de podcast

Melhores produtoras de podcast no Brasil

28 de julho de 2022

AD

Curso de podcast - Leo Lopes

PRÓXIMOS EVENTOS

dez 12
16:00 - 17:00 -03

Revitalize seu podcast em 2024: ferramentas de podcasting com IA

Ver Calendário

ESCOLHAS DO EDITOR

Listen Notes

Número de novos podcasts lançados caiu no mês de julho

9 de agosto de 2023
França e o Labirinto estreia em 29 de agosto no Spotify.

A estreia de “França e o Labirinto” em entrevista com Alexandre Ottoni

24 de agosto de 2023
Podder

Podder e Sonnant fazem parceria para planejamento de conteúdo e segmentação de públicos

9 de outubro de 2023
Marcio Brant

Marcio Brant: podcasts corporativos ajudam a fidelizar a audiência

20 de outubro de 2023

About / Sobre

CASTNEWS é o maior provedor de notícias dedicado aos podcasters brasileiros.

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Categorias

  • Artigos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Já ouviu esse?
  • Mercado
  • Nacional
  • News
  • Podcast
  • Produção
  • Relatórios
  • Sem categoria

Siga nossas redes sociais

  • Bicho de Goiaba
  • Rádiofobia
  • Trabalhe Conosco

© 2023 CASTNEWS é uma iniciativa do Bicho de Goiaba Podcasts e da Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Homepages
  • News
  • Nacional
  • Mercado
  • Artigos
  • Já ouviu esse?
  • Produção
  • Entrevistas
  • + Ouvidos
  • Eventos
  • Relatórios
  • Podcast

© 2023 CASTNEWS é uma iniciativa do Bicho de Goiaba Podcasts e da Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Esqueceu a senha? Cadastrar

Criar uma nova conta!

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Assine nossa newsletter

Receba nossas novidades no seu e-mail

Obrigatório



Facebook-f Twitter Instagram
Você tem certeza que quer desbloquear esse post?
Unlock left : 0
Voce tem certeza que quer cancelar sua assinatura?