A Libsyn, plataforma de hospedagem de podcasts, publicou recentemente seu levantamento de dados sobre o valor investido em publicidade em podcasts de julho de 2023. O mês apresentou uma queda em comparação com junho e maio do mesmo ano.
Os dados são levantados a partir de vendas reais da sua rede de podcasts AdvertiseCast, que possui um catálogo de mais de 3 mil podcasts e alcance mensal de mais de 190 milhões de ouvintes.
O levantamento leva em consideração CPM – cost per mille, ou, “custo por mil impressões”. Em outras palavras, é levado em conta o preço que se é pago por mil veiculações das propagandas em questão. Segundo a Libsyn, em julho de 2023 a taxa CPM média paga para anúncios de 60 segundos em sua plataforma foi de U$22,24, enquanto em junho esse valor foi de U$23,07.
Essa não é a maior queda apresentada pela plataforma. Em 2023, o valor mais baixo foi em fevereiro, chegando a U$21.99, em média.

A Libsyn também informou o valor médio do mercado para anúncios de 30 segundos e 60 segundos. Segundo a empresa, a taxa CPM paga para 30 segundos de anúncio é de U$18. Esse número sobe para U$25 quando são 60 segundos de anúncio.
Por fim, também se avaliou o valor pago de acordo com o número de ouvintes de podcasts – a partir de dados coletados de 2.891 podcasts do AdvertiseCast.
Segundo a Libsyn, para podcasts entre mil e 9999 ouvintes, a taxa CPM paga para anúncios de 60 segundos foi de U$23 dólares – U$0,89 a menos que o mês anterior. O valor se manteve para podcasts entre 10 mil e 99999 ouvintes: U$23, apresentando uma queda de U$0,31. O número é mais gritante para podcasts com 100 mil ouvintes ou mais: a taxa CPM paga para anúncios de 60 segundos foi de U$20 dólares, U$1,28 a menos que o mês anterior.
Por fim, na página da Lisbyn, é possível calcular o valor aproximado de uma campanha publicitária em podcasts.