A Listen Notes, empresa focada em pesquisa de podcasts, lançou recentemente seu mais novo compilado de dados sobre podcasts ao redor do mundo. Em um contexto geral, pode-se afirmar uma queda no número de novos podcasts lançados, uma predominância gritante de podcasts em inglês e os Estados Unidos ainda muito à frente do Brasil neste mercado.
A Listen Notes afirma que existem, aproximadamente, ao menos 3,2 milhões de podcasts ao redor do mundo, com aproximadamente 173,3 milhões de episódios. Eles reforçam que esses números são muito inferiores se comparado com outras plataformas, uma vez que sua pesquisa não contabiliza podcasts que foram deletados, de baixa qualidade, ou que não possuem conteúdo de áudio distribuído via RSS.
Segundo eles, o mês de julho teve 11 mil novos podcasts lançados, enquanto o mês de junho teve 14 mil. Esse número vem apresentando uma queda desde março de 2023, quando chegou a 20 mil novos podcasts.

Por enquanto, o mês de agosto possui 1.400 lançamentos, aproximadamente.
O mesmo ocorre quando comparados os anos. Em 2020, o número de novos lançamentos bateu um milhão, o maior número registrado – já em 2021, houve uma queda para 735 mil, enquanto em 2022 esse número foi de 239 mil. Por enquanto, 2023 apresenta 124 mil novos lançamentos.

Por outro lado, quando comparados os números de “podcasts mortos”, como chama a Listen Notes, 2020 segue liderando. A empresa leva em consideração feeds RSS que são deletados ou quando a tag itunes:complete é marcada com um “sim” para este levantamento de dados.
Segundo eles, 2020 apresentou 129 mil podcasts abandonados, enquanto em 2021 este número foi de 120 mil. Em 2022 houve uma grande queda, indo para 49 mil podcasts abandonados. Apesar de ainda não haver dados concretos de 2023, até agosto deste ano este número era de 15 mil.

Em todos os casos mencionados anteriormente, a Listen Notes leva em consideração o mês ou ano em que o último (ou primeiro) episódio foi lançado, a depender do dado analisado.
Podcasts por idioma, região e categoria
A Listen Notes também levantou dados demográficos sobre podcasts ao redor do mundo. Ela concluiu que podcasts em inglês são a maioria esmagadora do mercado, com quase 2 milhões de séries disponíveis. Em segundo lugar estão os podcasts em espanhol (360 mil) e em seguida os em português (209 mil). As línguas seguintes são indonésio (143 mil) e alemão (87 mil).

Há ainda aproximadamente 85 mil podcasts definidos como “outros”, não se encaixando na maioria dos idiomas europeus e de outras origens, como o hindu e o farsi.
Outro ponto levantado pela Listen Notes foi podcasts por região. Sem surpresa alguma, os Estados Unidos lideram o ranking, com mais de 2 milhões de podcasts disponíveis. Em segundo lugar aparece o Brasil, com 200 mil podcasts. O ranking segue com Indonésia (143 mil), Alemanha (83 mil) e França (62 mil).

Na categoria “outros” aparecem 146 mil podcasts que não são europeus ou de países como China, México, Rússia, Taiwan e Canadá.
Por fim, a Listen Notes levantou também dados sobre as categorias, ou temas, dos podcasts. Em primeiro lugar aparecem projetos da área de sociedade e cultura (540 mil), seguido por educação (489 mil) e artes (361 mil). Negócios, religião e comédia aparecem em seguida. Podcasts infantis se encontram em penúltimo lugar, com 85 mil podcasts sobre. Recentemente uma série de notícias sobre este gênero estão circulando na mídia internacional.

Podcasts da categoria “outros” também têm um número considerável, chegando a 176 mil.
Feeds RSS
A Listen Notes também apresentou mais dois dados coletados: domínios de hospedagem pelo número de podcasts e os principais sites de hospedagem utilizados.
Começando pelo domínio, a empresa explicou que alguns podcasts podem utilizar domínios customizados para seus feeds RSS. Sendo assim, um domínio pode hospedar apenas um podcast.
Domínios que hospedam apenas um podcast são a maioria (89 mil), seguidos de domínios com dois podcasts (8 mil) e domínios com mais de cinco podcasts (4 mil). Já domínios com três podcasts (2 mil) e quatro (mil) ficaram pior localizados no ranking.

Já no que diz respeito às plataformas de hospedagem utilizadas, também não é nenhuma surpresa que o Spotify for Podcasters (antigo Anchor) lidera o ranking de maneira esmagadora.
Segundo a Listen Notes, quase 2 milhões de podcasts usam o Spotify for Podcasters, o que representa 56% do total. Em seguida aparece o Buzzsprout (183 mil – 5,9%), SoundCloud (126 mil – 4%) e Spreaker (119 mil – 3,8%).
A LiveWire também publicou recentemente um estudo sobre as plataformas. O mesmo se repete: Spotify for Podcasters em primeiro lugar, seguido do Buzzsprout.
Outras plataformas como PodBean, Libsyn, Apple, Acast e Transistor aparecem mais abaixo do ranking, com 3,4%, 3%, 0,9%, 0,8% e 0,6%, respectivamente.

Os números mencionados foram arredondados para fins de legibilidade da matéria. Você pode conferir os dados exatos clicando aqui.