O Coletivo Podosfera Nipo-Brasileira, juntamente com o podcast Mundo Peculiar, teve a honra de receber em Tóquio, Japão, o renomado desenhista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, e sua esposa, a artista plástica Alice Takeda, diretora de arte da Mauricio de Sousa Produções, para um bate-papo emocionante. O encontro contou com a participação de outros podcasts, como Wasabicast, Otaku no Kissaten, Press Start Cast e Nabecast. O evento foi transmitido ao vivo hoje (13/04) e ainda pode ser assistido na íntegra no YouTube.
Os podcasters brasileiros criadores de conteúdo sobre o eixo Brasil/Japão ficaram emocionados com a oportunidade de falar diretamente com seu ídolo. Mauricio de Sousa e Alice Takeda também se emocionaram com o carinho dos fãs durante todo o evento, que foi repleto de respeito, reverência e histórias pessoais dos membros da bancada com o impacto que a obra de Maurício teve em suas vidas.
“Sou um grande entusiasta da cultura pop e meu projeto com o Wasabi Mutante é um reflexo de tudo isso. Mas tudo começou com os gibis da Turma da Mônica. Sou um apaixonado por quadrinhos, e as historinhas do Mauricio de Sousa foram o começo de tudo”, declarou Juca Kanashiro, apresentador do WasabiCast. “Conversar com o Mauricio é a maior realização que alguém como eu pode ter. Ouvir meu nome, o nome da Bijuh e o nome da minha filha saindo da boca dele é algo surreal. A simpatia que emana dele e da Alice é algo contagiante.”

Este ano é especial para Mauricio de Sousa, pois sua personagem mais famosa, a Mônica, completa 60 anos, e ele também oficializou sua candidatura à Academia Brasileira de Letras. Além disso, ele foi homenageado pela Câmara de Comércio Brasileira no Japão com o prêmio “CCBJ Awards Person of the Year”, em reconhecimento ao seu destaque na relação bilateral entre Brasil e Japão.
A visita de Mauricio de Sousa ao Japão e sua participação no evento do Coletivo Podosfera Nipo-Brasileira e Mundo Peculiar foi um momento emocionante e significativo para os podcasters e fãs do criador da Turma da Mônica, e demonstrou mais uma vez o impacto duradouro de seu trabalho no mundo das artes e da cultura pop.