A Megaphone, uma plataforma de podcasting, anunciou recentemente que está testando ‘ferramentas de streaming’ para Spotify. A empresa publicou uma página repleta de perguntas e respostas sobre a novidade para seus usuários.
São quatro novas ferramentas testadas pela empresa: a capacidade de fazer upload, distribuir e monetizar videocasts; métricas de campanhas publicitárias; métricas de performance dos episódios e anúncios clicáveis.
Essas ferramentas, no entanto, estão sendo testadas por um grupo seleto de usuários da Megaphone ao redor do mundo e não possuem data de lançamento global.
Videocasts no Spotify
Com a nova ferramenta a ser disponibilizada pela Megaphone, usuários poderão fazer upload de episódios de videocasts para o Spotify. Também será possível distribuir e monetizar tal conteúdo diretamente da plataforma.
Para os ouvintes, isso significa que estes poderão acessar os episódios videocasts diretamente no Spotify, como de costume. Já no que diz respeito a outras plataformas, apenas o conteúdo em áudio será disponibilizado. Usuários do Megaphone não precisam realizar nenhum passo a mais para que isso aconteça – o processo é totalmente automatizado.
Usuários ainda poderão monetizar o conteúdo e adicionar espaços para anúncios nele. Estes anúncios, por sua vez, poderão ser pulados pelos ouvintes, assim como nos anúncios em conteúdo de áudio.
A Megaphone ainda disponibilizou uma lista de especificações de arquivos que poderão ser subidos neste formato:

Dados de performance de conteúdo e anúncios
Outras ferramentas anunciada pela Megaphone foram as de métricas de performance de conteúdo e anúncios da plataforma. Estas estarão disponíveis apenas no Megaphone UI e mostrarão dados exclusivos do Spotify.
Dentre as métricas de conteúdo a serem disponibilizadas estão: o número total de streams, tempo total e médio de consumo do conteúdo, retenção de audiência e mais.
Todos os dados estarão disponíveis para episódios específicos e para o podcast como um todo. A Megaphone ainda informou que, uma vez ativadas as ‘ferramentas de streaming’, todos os dados do Spotify passarão a ser medidos com base em streaming, não mais em downloads. Isso significa que não serão utilizados downloads RSS como base para métricas do Spotify.
Já no que diz respeito aos anúncios, estarão disponíveis dados como: impressões, alcance, frequência, insights da audiência, entre outros.
Ambos poderão ser exportados como CSV.
Anúncios clicáveis
Por fim, a quarta ferramenta a ser disponibilizada para usuários do Megaphone são anúncios clicáveis. Em outras palavras, ouvintes do Spotify vão se deparar com uma opção clicável no anúncio, que leva para a página do podcast promovido.
A Megaphone pretende trabalhar com imagem e um texto, com um call to action clicável que redireciona o ouvinte. Além disso, a empresa também vai disponibilizar métricas desse tipo de anúncio.
Impressões, cliques, conversões, minutos ouvidos são algumas das métricas que serão oferecidas.
É possível conferir todos os detalhes das novas ferramentas na página disponibilizada pela Megaphone, além de acompanhar seu site oficial para mais informações. Ainda não há previsão de quando as novidades estarão disponíveis para todos os usuários.