A publicidade em podcasting é um fenômeno crescente no Brasil e no mundo. Muitas são as marcas que decidem investir em campanhas voltadas especialmente para o meio áudio digital, ainda mais durante a pandemia. Destaca-se o crescimento da publicidade de marca atingindo quase 45% da receita de 2020.
Mais do que anúncios em blogs ou na televisão, as propagandas em podcasts carregam em si a facilidade consumo. Segundo dados da mesma pesquisa no Brasil, 59% dos ouvintes afirmam lembrar dos anúncios escutados durante um podcast.
Os altos índices podem ser justificados pelo formato das propagandas, o uso de anúncios inseridos dinamicamente permite a colocação destes no ponto de download do ouvinte colocando mais controle na mão do comprador, além de leituras pré-produzidas pelos podcasters aproximando, assim, seus consumidores.
Outro fator característico dos podcasts é o tempo aproximado de duração dos anúncios, as narrativas dos roteiros dos programas quando ajustadas ao anúncio produzem resultados mais efetivos, 54% dos ouvintes preferem anúncios que façam parte do conteúdo.
É a partir do storytelling e da contextualização do anúncio dentro da narrativa do episódio que o ouvinte consegue ter interesse pelo produto anunciado.
Cabe aos produtores em parceria com as empresas pensar em roteiros que desenvolvam seus produtos da melhor maneira possível. “Os anunciantes estão se beneficiando de novas tecnologias desenvolvidas para atender a esses marketplaces, para tornar a publicidade de podcasts mais dinâmica e mensurável do que nunca.” Destaca Eric John, vice-presidente do IAB Media Center.
Expectativas para o futuro
Não é novidade então que empresas de dados e tecnologia estudem casos para compreender as expectativas do mercado. Pesquisas como a Receita de Publicidade de Podcasts da IAB fazem parte desses projetos. Por meio delas é possível identificar oportunidades para trazer soluções para o espaço através da medição e entrega de anúncios.
“Os consumidores adoram ouvir e vão integrá-la em suas vidas onde quer que ela se encaixe. Os anunciantes adoram a flexibilidade para ajustar suas mensagens em tempo real.”, ressalta Eric John, vice-presidente do IAB Media Center.