Você já deve ser que o público, ou melhor, o engajamento do público com o podcast é fundamental para o sucesso e desenvolvimento do conteúdo. E para isso, as newsletters se apresentam como um excelente recurso nessa missão.
Além de uma comunicação direta que expande o alcance e ainda cultiva o relacionamento que já existe, as newsletters aumentam a visibilidade do conteúdo, ampliam a geração de leads e constroem o conhecimento da marca do seu podcast.
Uma das principais razões para investir energia na criação de uma newsletter para seu podcast é justamente a construção sólida de uma marca. Com os boletins informativos chegando aos seus ouvintes diretamente na caixa de entrada, você os alcança em um ambiente que transmite automaticamente um senso de propósito e profissionalismo em relação ao seu conteúdo.
Além disso, é uma ótima maneira de promover sua comunidade. Com elas, é possível destacar comentários/avaliações dos ouvintes ou convidá-los a enviar algo em que estão trabalhando para que você possa compartilhar e isso vai aumentar o sentimento de pertencimento à comunidade.
Para quem já tem um podcast e um público mais consolidado, as newsletters também podem ser uma boa ferramenta de monetização. Além de naturalmente oferecer espaço para promover quaisquer links de afiliados que você tenha ou fazer promoção cruzada para outros podcasters/criadores, ainda é possível vender espaço de anúncio.
E, para finalizar, uma grande vantagem de ter uma newsletter é que elas podem te ajudar a chegar a novos ouvintes. Mas a grande pergunta é “como fazer tudo isso?”, e por isso daremos algumas dicas se você está considerando os boletins informativos como estratégias para divulgação e promoção do seu conteúdo.
Dicas para newsletters de sucesso
Parece óbvio, mas não é! Não dá para garantir inscritos se as pessoas não sabem onde se inscrever. Aqui, a dica é: facilite a inscrição. Prefira um processo simples e rápido, sem muitas perguntas, sem muita enrolação.
Utilize pop-ups, posts fixados nas redes sociais, links na bio, CTA no podcast e todos os recursos que possam facilitar o acesso do ouvinte a sua newsletter. Caso seja complicado, a chance da pessoa desistir é bem alta, e não queremos isso.
Outra dica que pode funcionar é oferecer alguns incentivos a novos inscritos. Não estou dizendo para oferecer grandes prêmios, mas um conteúdo que seja relevante para seu público. Aqui podem entrar e-books com dicas, episódios bônus, conteúdos antecipados e outras ofertas que vão incentivar o público a acompanhar seu conteúdo.
Lembrando que quando falo “seu conteúdo” é, de fato, o que você tem para compartilhar. Por isso, sua newsletter precisa ter a sua cara e a do seu podcast. Dedique um tempo para colocar seu toque próprio no conteúdo e criar um a relação mais estreita com seus ouvintes e leitores.
Por fim, promova seu boletim de todas as maneiras possíveis. Convide, constantemente, seu público a se inscrever e mostre a eles tanto a importância que isso terá para o projeto e, claro, o valor que você pode agregar aos seus ouvintes.
Lembrando que manter um relacionamento saudável é o que você mais quer! Por isso, não dificulte o cancelamento da assinatura. Nunca vamos querer que alguém deixe de ser inscrito, porém, precisamos respeitar essa decisão e, mais importante, entender e considerar o que levou alguém a desistir da sua newsletter.
Dificultar esse processo escondendo o link de cancelamento mais gerar estresse e uma percepção bastante negativa em relação a você e ao seu podcast. Fique de olho!
Falando nisso, você já é inscrito na newsletter do Castnews? Vem ficar por dentro de tudo o que rolou nos últimos dias para começar a semana bem informado! É semanal e juro que não enviamos spam.