Dê uma olhada em qualquer discussão online sobre podcasting, seja mídia social, comentários de blog, fóruns como o Reddit, etc, e uma pergunta que tende a aparecer regularmente é esta: quantos downloads é um bom número?
Geralmente é acompanhado pelo pôster compartilhando quantos downloads eles tiveram na primeira semana ou mês de lançamento, e é uma pergunta sobre como eles se comparam à média do setor.
Isso tende a acontecer por alguns motivos:
- Eles ouviram de algum “guru” on-line que precisam obter uma quantidade X de downloads para que possam monetizar imediatamente, outro por que se incomodar com o podcasting
- Eles veem um relatório que mostra quantos downloads você precisa para estar no topo da porcentagem de podcasters
O problema com isso é duplo: geralmente o “guru” é alguém que está vendendo seu curso sobre como fazer um podcast, então eles empurram algum soundbite sobre downloads, milhares, dinheiro, etc, sem realmente saber nada sobre o nicho do podcaster. Ou os relatórios que estão sendo compartilhados são específicos para empresas de hospedagem de podcast e os programas em sua plataforma, em oposição a um relatório geral do setor.
De qualquer forma, eles geralmente não são relevantes para o podcaster, que só vê os downloads como a métrica importante para eles e para o programa.
E é esse pensamento que interrompe seu crescimento como podcaster, porque agora você está perseguindo algum objeto brilhante que talvez nunca alcance e fica desanimado, embora esteja realmente indo muito bem.
Meu colega e cofundador da plataforma de podcast Captivate , Mark Asquith resume isso perfeitamente em seu último vídeo do Podvent Calendar, onde ele compartilha dicas sólidas de crescimento de podcast durante o mês de dezembro.
Como Mark compartilha em seu vídeo, perseguir downloads pode ter outros efeitos colaterais, incluindo inventar números para tentar atrair patrocinadores, o que só pode prejudicá-lo a longo prazo.
Portanto, se não forem downloads, o que você deve observar quando se trata dos números importantes do seu podcast? Bem, há algumas coisas que você pode começar a fazer melhor agora.
Ouvintes únicos e percentual de desistência/consumo do ouvinte
Um dos principais problemas em olhar apenas para downloads é que eles não contam toda a história. Como os downloads podem ser automatizados, seja por download automático em aplicativos de podcast ou por bots/scripts, 10.000 downloads não significam que 10.000 pessoas (ou por aí) ouviram seu podcast/episódio.
Além disso, plataformas de podcast como Apple Podcasts e Spotify oferecem relatórios sobre Plays e Starts, respectivamente, que contam “qualquer duração de reprodução acima de 0 segundos” . Você quer contar qualquer coisa que possa durar menos de um segundo? Afinal, com base nas Diretrizes do Interactive Advertising Bureau (IAB) v2 – o padrão do setor para medição – os downloads são contados apenas se um ouvinte pressionar o play em um aplicativo ou player da Web e ouvir por pelo menos 60 segundos, ou dados suficientes foram baixados a um dispositivo para permitir pelo menos 60 segundos de reprodução depois.
É por isso que os downloads, embora sejam uma métrica inicial útil, são apenas uma pequena parte do bolo analítico, já que muitas fontes de relatórios não são certificadas pelo IAB.
Para ter uma noção melhor do desempenho do seu podcast, você deve dar uma olhada no ouvinte e nos dados de retenção em torno dele, pois isso mostra o envolvimento do seu público, o que, por sua vez, informa a probabilidade de eles agirem em qualquer chamada para ação que você oferece a eles (uma oferta de patrocinador, um anúncio, uma promoção etc.).
Ouvintes únicos
Assim como os anunciantes em outras mídias (TV, mídia impressa, rádio, etc.) estão procurando por números de ouvintes/espectadores, isso é o que mais podcasters precisam fazer. Ou, mais especificamente, ouvintes únicos, que são definidos como “um ouvinte do mesmo endereço IP e do mesmo dispositivo dentro do prazo apresentado”.
Simplificando, esse ponto de dados reflete as audições reais e pode mostrar a fidelidade de um ouvinte ao seu podcast, já que você pode ouvir várias vezes a partir de um único download:
- alguém começa a ouvir em casa (IP número 1)
- eles param, pulam no carro para ir à academia e voltam a ouvir (IP número 2)
- param no estacionamento da academia, saem, vão para a academia, trocam de roupa e voltam a ouvir (IP número 3)
- eles param de malhar, se limpam e voltam para o carro para ir ao supermercado (IP número 4)
No exemplo acima, um download resultou em quatro audições, o que fornece um reflexo muito mais preciso da capacidade do seu programa de envolver o público.
Porcentagem de abandono e consumo do ouvinte
Um dos pontos de dados realmente úteis a serem observados é a mistura de porcentagem de consumo e desistência do ouvinte. Basicamente, isso mostra como os ouvintes estão interagindo com seus episódios e como o interesse deles está sendo mantido (ou não).

A partir desse tipo de dados, você pode ver onde os ouvintes tendem a desistir do seu episódio e onde pode haver seções repetidas, bem como o consumo geral do seu episódio.
Isso é super útil se você quiser ver onde o interesse está diminuindo, para poder decidir se deseja alterar o formato (quanto tempo dura o episódio, onde as chamadas para ação são colocadas, que tipo de introdução e encerramento você tem etc.) , ou para colocar mais foco em como você mantém os ouvintes até o final (ovos de páscoa para ouvintes leais, prévias em breve, etc).
São mudanças como essas que podem ajudar seu podcast a atingir aquele importante fator de aderência que, novamente, é super atraente para patrocinadores e parceiros de anúncios.
Destacando o sucesso externo do seu podcast
Não são apenas análises internas que podem mostrar como seu podcast está crescendo – há outras métricas a serem consideradas, dependendo de qual é seu plano de marketing para crescimento e medição de sucesso. Isso é particularmente importante se um de seus objetivos for trabalhar com patrocinadores e parceiros de anúncios e usar seu podcast como gerador de receita.
Se for esse o caso, observe como seu podcast está impulsionando o crescimento dessas plataformas e vice-versa – afinal, você não está preso em usar seu podcast como sua única estatística de sucesso, ele também pode ser usado como o driver de sucesso para essas fontes externas também, com tudo relacionado a como é o sucesso para você e seu podcast.
Confira este conteúdo na íntegra, escrito por Danny Brown, na página Pod Chat.