Comparado aos anos anteriores, 2022 não foi um bom ano para novos lançamentos de podcast. Segundo dados compilados pela plataforma Chartr do Listen Notes, no ano passado, vimos menos podcasts novos sendo lançados do que em 2021, 2020 e 2019.
As estatísticas indicam que o número de novos programas criados entre 2020 e 2022 caiu quase 80%. Ano passado, 219.178 podcasts foram lançados, contrastando com os 1.019.272 novos podcasts lançados em 2020, que foi um grande ano para a criação de podcast devido à pandemia e suas quarentenas. No ano de 2019, foram iniciados 337.063 podcasts.
Apesar de menos podcasts terem sido lançados em 2022 em comparação com os anos anteriores, a quantidade de novos programas ainda foi expressiva; 26.129.975 foi o número exato.
De acordo com o relatório do Listen Notes, existem pelo menos 3 milhões de podcasts diferentes e mais de 154 milhões de episódios no mundo. Os Estados Unidos abrigam a maioria deles com mais de 2 milhões. O segundo lugar fica com o Brasil, com 196.277 deles.
Se tratando de idiomas, a grande maioria dos podcasts é em inglês, seguido do espanhol. Podcasts em português (tanto o brasileiro quanto o tradicional de Portugal) também têm popularidade. Os dados também mostraram que os gêneros de podcast mais populares são Sociedade e Cultura, Educação e Artes.
A repórter Ariel Shapiro do The Verge especula que a falta de criação de novos podcasts em 2022 se deve aos altos custos combinados de produção e marketing. Com a crescente oferta de podcasts dos mais variados temas, a descoberta de novos podcasts e a obtenção de seguidores engajados torna-se mais difícil. Como consequência, o mercado está ficando menos lotado gradualmente. As tendências de crescimento da plataforma para os próximos anos é incerta.
A matéria completa pode ser conferida (em inglês) em PCMAG.com .