Quase dois anos após o último episódio do podcast Mupoca, o trio Luiz Yassuda, Jessica Correa e Gabriel Prado lançou seu mais novo projeto: O Alvissareiro. O podcast, que não tem relação com o anterior, vai abordar temas relacionados a comportamento e era digital.
O primeiro episódio (de número 00, segundo o trio) foi ao ar nesta segunda-feira (31) no site da B9. Intitulado “O último Mupoca (ou o começo de algo novo)”, o episódio traz um encerramento ao Mupoca e apresenta o O Alvissareiro, explicando o fim de um e o começo do outro.
O CastNews conversou com Luiz Yassuda para trazer detalhes desse novo projeto. Luiz foi apresentador do Mupoca e também apresenta o O Alvissareiro – além de ser idealizador dos podcasts.
Está na hora de falar de um novo projeto! Está chegando na segunda-feira O Alvissareiro. Um podcast que conta com as ilustres presenças de @jesticacorrea e @gprado na bancada fixa, além de convidados pra lá de especiais.
— Luiz Yassuda 🍶 (@luizyassuda) July 29, 2023
Mas por que um novo projeto e não reativar um anterior? pic.twitter.com/Ffnrf7N9eS
Encerramento de um ciclo
O primeiro projeto de Luiz, Jessica e Gabriel foi ao ar pela primeira vez em 2014. O Mupoca era um podcast com foco em tecnologia e comportamento, trazendo atualidades e debates da área no formato de conversa. Ele teve seu último episódio publicado em dezembro de 2021, com a promessa de voltar ao ar no ano seguinte – o que não aconteceu.
“Aquele acabou sendo o último e sem nenhuma despedida formal, sem atores chorando, sem final feliz, sem nenhum fechamento de ciclo”, diz uma publicação na página da produtora B9.
O encerramento do Mupoca foi gerado por mudanças nas rotinas dos integrantes, junto às mudanças causadas pela pandemia da COVID-19. No episódio de estreia do O Alvissareiro, o trio relata que até tentou mudar o formato do projeto, mas percebeu que não fazia sentido seguir com ele.
“O Mupoca era um produto de seu tempo. O que percebemos ao longo do tempo – e que resumi com o singelo ‘eles venceram e tá tudo bem’ – é que de fato há um cansaço sobre o tema e seus impactos na sociedade. Quer dizer: um cansaço de se manter sempre atualizado, de tentar entender cada movimento. E cansaço nosso também de acompanhar tudo isso.”, diz Luiz Yassuda.
Luiz também explicou que a tecnologia mudou a vida das pessoas. Se antes a ideia era debater possíveis impactos trazidos pela tecnologia com empolgação, hoje é de fato falar sobre essas mudanças: “Sai o foco da tecnologia em si e entra muito mais o comportamento, até de maneira introspectiva. Uma pergunta que vai nortear muitos episódios do O Alvissareiro é: ‘é só comigo ou está acontecendo isso com você também?'”, diz.
Uma pergunta que vai nortear muitos episódios do O Alvissareiro é: ‘é só comigo ou está acontecendo isso com você também?’, diz Luiz Yassuda
Nasce O Alvissareiro
Ao longo dos anos sem Mupoca, Luiz contou que tentou iniciar outros projetos sozinho. Ele pensou em um podcast de entrevistas, no qual Jessica Correa seria sua editora, mas se deu conta de que queria um parceiro como o Gabriel Prado ao seu lado.
“Quem melhor que Gabriel Prado do que o próprio Gabriel Prado?”, brincou o trio durante o episódio de estreia do O Alvissareiro. Mas o projeto não saiu de primeira: “Gravamos um piloto apenas eu e Gabriel e ele ficou péssimo. Juntamos forças e o momento de cada um para desenhar algo diferente, e este algo diferente é O Alvissareiro”, diz Luiz.

O Alvissareiro contará com episódios quinzenais divididos em temporadas. A primeira delas teve sua estreia nesta segunda-feira (31), e contará com 12 episódios, mais o já lançado, de “número” 00.
Alguns dos temas abordados serão: a chegada dos millennials à meia-idade, os pedidos por ‘terapia em dia’ em perfis de apps de namoro, a reconstrução de pontes depois dos últimos acontecimentos no Brasil, se é possível evitar que a juventude caia em discursos de ódio, entre outros.
“A gente quer contar com convidados e queremos abordar temas relacionados a comportamento de uma maneira mais curiosa. Desconfiamos que são questões que já passaram pela cabeça de outras pessoas e que queremos trazer para o debate”, conta Luiz. E ele também reforça, para deixar bem claro: O Alvissareiro não é o Mupoca!
Quando questionado sobre o porquê do formato em temporadas, Luiz foi bastante objetivo: é preciso parar. “Acho que os doze temas que vão compor esta temporada dialogam com o mundo agora. E quando voltarmos em 2024 queremos trazer assuntos que dialoguem com a sua época também. Sem algum momento para reflexão, a gente passa a depender das notícias apenas.”
O Alvissareiro já está disponível no site da B9 e nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music e Deezer. É possível também acompanhar trechos dos episódios e novidades pelas redes sociais do podcast no Instagram e no TikTok.