No dia 27 de março em São Paulo, um adolescente de 13 anos armado com uma faca atacou colegas e professores na escola onde estudava. Durante o ataque, ele tirou a vida da professora Elizabeth Terrero de 71 anos. Este ataque brutal não é ato isolado e tem características que se repetem: os autores dos ataques publicam conteúdo e integram grupos com temas supremacistas e violentos em ambientes onlines. O cenário de violência nas escolas foi abordado no podcast O Assunto do G1, apresentado por Natuza Nery.
Natuza recebeu para conversar sobre isso Telma Vinha, professora da Faculdade de Educação e coordenadora do grupo “Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública”, do Instituto de Estudos Avançados – ambos na Unicamp.
Tipificado ao longo do episódio, Telma descreve o perfil dos alunos e ex-alunos que perpetuam violência nas escolas: são do sexo masculino, brancos, jovens, misóginos, “vivenciaram bullying”, têm “gosto por violência” e apresentam “sinais de transtornos psiquiátricos”;
Ela relaciona os massacres ao “aumento da cultura da violência” e destaca os aspectos midiáticos destes eventos, que são abertamente debatidos em fóruns, comunidades e jogos online. “Nestes grupos, eles se sentem acolhidos”, afirma.
A pesquisadora explica os fatores de “adoecimento psíquico” que atingem estes jovens: empobrecimento pós-pandemia, falta de acesso a lazer e cultura e “nenhuma perspectiva de futuro”. E afirma que é fundamental que políticas públicas sejam cada vez mais integradas para evitar a propagação de violência nas escolas. Telma também aponta quais os sinais podem ser observados jovens com potencial violento: obsessão por armas de fogo e agressividade contra mulheres, negros e outros grupos vitimizados.
O podcast O Assunto promove conversas com jornalistas e analistas da TV Globo, do G1, da GloboNews e dos demais veículos do Grupo Globo para contextualizar, explicar e trazer um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo, além de contar histórias e entrevistar especialistas e personagens diretamente envolvidos na notícia.
O episódio #931: A explosão de violência dentro das escolas está disponível em todas as principais plataformas de podcast.