Embora alguns questionem se o crescimento dos podcasts está começando a desacelerar por conta de sua maturidade, Bob Pittman, CEO da iHeartMedia, vê uma realidade diferente para 2023. Ele sustenta que, ao contrário, os podcasts têm se destacado como o melhor performance de todos os meios de comunicação, e não prevê qualquer desaceleração. “Apesar da retração do mercado publicitário, nada parece estar afetando os podcasts. Continuamos vendo a audiência e o interesse crescerem. Hoje, há mais pessoas escutando podcasts do que assistindo ou mesmo se inscrevendo na Netflix semanalmente”, declarou Pittman durante a Conferência Global de Tecnologia, Mídia e Comunicações da J.P. Morgan na última terça-feira.
Mesmo em um mercado de publicidade desacelerado, a iHeartMedia iniciou o novo ano com mais um trimestre de crescimento de receita de dois dígitos para a sua divisão de podcasts. No início deste mês, foi relatado que a receita de seus podcasts totalizou 77 milhões de dólares no primeiro trimestre, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O CFO/COO/Presidente da iHeart, Rich Bressler, afirmou aos investidores que os anunciantes sempre seguem os usuários. Ao contrário das quedas vistas em jornais, revistas e cada vez mais na televisão, o podcast continua em modo de crescimento. “O que nos distingue de todos os outros é a natureza sólida e resiliente de nossa relação com os ouvintes”, disse Bressler.
Apesar de ter havido um frenesi de negociações nos últimos anos, as negociações no mundo dos podcasts foram mais raras no último ano. No entanto, esta semana a indústria presenciou a LiveOne anunciando um acordo provisório para comprar a Kast Media e a produtora independente Audily anunciando que iria adquirir a Rococo Punch. Pittman afirmou que a iHeartMedia está sempre aberta a aquisições – tendo já absorvido empresas como Stuff Media, Spreaker e Jelli – mas também esclareceu que nada está iminente.
“Muitas pessoas decidiram entrar no mundo dos podcasts e superestimaram o conteúdo”, lembra Pittman. Ele questionou alguns acordos feitos publicamente nos últimos anos, imaginando como eles poderiam ser lucrativos para alguém. “Acontece que eles não eram. E nós tivemos a disciplina de não entrar nesse jogo, mantendo nossa posição. É por isso que a margem de lucro dos nossos podcasts é tão boa. E o podcast é um negócio muito lucrativo para nós”, disse ele.
“Alcançamos 90% do EUA [com rádio] e nossos podcasts só se sobrepõem um pouco. Então, nossos podcasts trazem novos clientes”, disse Pittman. “Então, se pudermos oferecer esse alcance a um preço melhor do que eles estão conseguindo em outros lugares, essa é a dupla vitória para os anunciantes. E eu acho que todos eles estão se movendo nessa direção de uma forma ou de outra”.
Outra área em que a iHeart está investindo é a inteligência artificial. Pittman apontou que eles veem isso como uma maneira de transferir tarefas tediosas, como a programação de música em suas estações de rádio, para computadores, deixando decisões mais estratégicas para seus funcionários. Ele destacou que, desde que começou a fazer isso, suas estações de rádio viram as classificações aumentarem de 10% a 15%, enquanto os custos diminuíram. “Vemos a oportunidade de usar a tecnologia para trazer um benefício tremendo para esta empresa a curto e longo prazo”, disse Pittman.
Sobre a iHeartMedia
A iHeartMedia, anteriormente conhecida como Clear Channel Communications, é uma empresa líder de mídia e entretenimento com uma vasta presença nos Estados Unidos. Ela possui e opera mais de 850 estações de rádio, que abrangem todos os principais mercados do país. Além disso, a iHeartMedia também detém uma forte presença digital, com uma plataforma de serviços de rádio online (iHeartRadio) que agrega suas estações de rádio e muitas outras. No mundo dos podcasts, a empresa é uma das maiores produtoras, com uma vasta gama de programas em diversas categorias.