A inteligência artificial tem o potencial de revolucionar a criação de conteúdos em podcast. Hoje em dia, uma das tarefas mais complexas da produção de um conteúdo pode diminuir consideravelmente o tempo, por meio de plataformas e tecnologias digitais. Um bom exemplo é a plataforma de produção de conteúdo em liguagem natural ChatGPT. Por meio desta tecnologia é possível gerar roteiros de forma automatizada.
Além disso, o uso de plataformas digitais para a edição de áudio também pode ser uma grande vantagem, permitindo ao autor do podcast trabalhar de forma mais eficiente e precisa.
Porém, é importante lembrar que nenhuma tecnologia será capaz de substituir a importância do conteúdo relevante e o fato do autor ser um apaixonado pelo meio em questão. O sucesso de um podcast depende muito mais do conteúdo e da personalidade de seu autor e produtor do que de qualquer ferramenta tecnológica.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria americana MarketsandMarkets, o mercado global de inteligência artificial para a produção de conteúdo deve crescer de US$ 1,3 bilhão em 2018 para US$ 6,3 bilhões até 2023, com uma taxa de crescimento composto anual de 36,2%. Isso indica que cada vez mais empresas e indivíduos estão investindo em tecnologias de IA para ajudar na criação de conteúdo.
A pesquisa também aponta que a automação de conteúdo e a geração de conteúdo são as principais aplicações da IA, e que a indústria de mídia e entretenimento é o setor mais ativo na adoção dessas tecnologias.
É cada vez mais comum observarmos a intersecção entre essas duas perspectivas: uma que valoriza a integração e complementação das tecnologias no processo criativo, como eu mesmo acredito, e outra, mais conservadora, que defende que somente a capacidade humana é capaz de criar com emoção e criatividade de forma efetiva.
Eu acredito que a inteligência artificial tem o potencial de ser uma ferramenta incrivelmente valiosa para ajudar os criadores a economizar tempo e esforço na produção e edição de conteúdo. No entanto, nunca vai substituir completamente a criatividade e a habilidade humana. A IA pode ajudar a otimizar o processo, mas é o ser humano que dá vida e personalidade ao conteúdo.
Entretanto, não deixe de “convidar” seu computador para trabalhar junto com você, você vai se surpreender com o resultado.