Texto originalmente escrito por Danny Brown e publicado no Pod Chat News. Essa é uma tradução adaptada do conteúdo.
Nos últimos 14 anos, estive envolvido com podcasting. Ok, isso não está correto – publiquei meu primeiro episódio de podcast em 2009 no BlogTalkRadio, mas não gravei mais nada até 2016. Então, tecnicamente, estou nesse espaço há 7 anos – que pena!
Isso tanto como podcaster, criando podcasts para outras pessoas, seja por meio da agência em que trabalhava ou de meu próprio trabalho freelance na época, ou como chefe de suporte e experiência na Captivate, uma das principais empesas de hospedagem, análise, distribuição e crescimento e monetização de podcasts.
Ao longo desse tempo, como o podcasting cresceu em popularidade tanto para podcasters quanto para ouvintes, é seguro dizer que o crescimento também atraiu a multidão usual de especialistas e gurus que oferecem sua “expertise”, geralmente por uma grande quantia em dinheiro, para podcasters desavisados procurando aumentar seu(s) podcast(s) e aproveitar o mínimo de sucesso que procuram.
Agora, tudo bem – afinal, todo mundo merece ganhar a vida de alguma maneira. Mas, infelizmente, muitos dos conselhos dados são mal interpretados na melhor das hipóteses e, na pior das hipóteses, só querem ganhar dinheiro rapidamente com um público novo e ansioso.
Não tenho tempo para o último exemplo. O primeiro, no entanto – o conselho incompreendido – muitas vezes pode ser rastreado até algo que a pessoa pode ter ouvido em uma conferência, ou lido online, ou mesmo ouvido em um episódio de podcast. E, embora seja possível que tenha havido alguma verdade naquela época, as coisas se movem rapidamente no podcasting.
Então, vamos falar sobre esses mal-entendidos de podcasting – especificamente os mais populares que se transformaram essencialmente em mitos. Também pedi aos podcasters no Twitter que compartilhassem alguns de seus mitos favoritos, junto com sua opinião, quando aplicável, e os compartilharei abaixo também.
Mito 1: É tudo sobre os downloads

Provavelmente, um dos mitos mais populares é que, para qualquer podcast ser bem-sucedido, tudo depende dos downloads. Geralmente é mais ou menos assim:
- seu podcast não terá sucesso se você não conseguir 10 mil downloads por episódio nos primeiros 30 dias;
- não valerá a pena patrocinar seu podcast se não tiver esses tipos de números;
- se o seu podcast não estiver atingindo milhares de downloads a cada episódio, o podcasting pode não ser o seu lugar;
- ninguém leva um podcast a sério se ele não atingir centenas de milhares de downloads.
Estas são apenas algumas das frases de efeito que eu mesmo vi online ou observei outras pessoas perguntarem em lugares como o Reddit se esse era o caso e, em caso afirmativo, deveriam desistir agora. Essa é a parte que realmente é ruim, porque muitos novos podcasters estão sendo adiados antes mesmo de começar, acreditando que serão um fracasso se seu conteúdo não atingir algum tipo de alvo mágico.
Agora, para ser justo, se você deseja usar anúncios como sua principal forma de receita para seu podcast, números de download mais altos são importantes, pois os anúncios tendem a usar o modelo Cost Per Mille (CPM). Isso significa custo por mil ouvintes – portanto, quanto mais downloads você tiver, mais ouvintes. Quanto mais ouvintes, mais parceiros de anúncios pagarão a você.
Mas dizer que o sucesso de um podcast depende do número de downloads é errado, porque ninguém além do podcaster sabe o que o sucesso significa para eles. Além disso, você pode ter um podcast de enorme sucesso com números de download “baixos”:
- um podcast hiperlocal pode ter “apenas” 100 ouvintes, mas para uma empresa local que queira patrocinar, são 100 clientes em potencial altamente engajados;
- um podcast de supernicho com fãs dedicados é uma proposta mais atraente para os patrocinadores do que um podcast genérico com ouvintes de longa data;
- um podcast que ajuda alguém em seus problemas de saúde mental é mais valioso do que qualquer receita de anúncio poderia oferecer;
- um pequeno podcast que atua como um grande impulsionador de leads para uma pequena empresa é super bem-sucedido em seus objetivos de crescimento.
Mito 2: Podcasting é para todos

É engraçado, mas enquanto escrevia isso, vi uma postagem em um grupo de podcasting no Facebook, onde a pergunta era sobre o que faz de um podcaster um podcaster e é “apenas” falar em um microfone (parafraseando, mas você entendeu a essência).
Não foi a pergunta que me chamou a atenção, mas o uso da palavra “apenas”, porque sugere que podcasting é tão fácil quanto falar, gravar o que você fala e publicar. E, sim, em sua essência, é exatamente isso que podcasting é – palavras faladas gravadas que são compartilhadas com outras pessoas, por meio de aplicativos de podcast ou de um site de podcast. Mas dizer que isso é “apenas” o que um podcaster é, meio que nega muito do que mais acontece (para ser justo, o post da pergunta expandiu essas outras coisas). Assim como a voz por trás do programa, a grande maioria dos podcasters também são:
- pesquisadores
- planejadores
- analistas
- produtores
- editores
- marketeiros
- designers
- criadores de site
- suporte técnico
- gerente de comunidade de mídia social
Isso é um monte de responsabilidades para cuidar. E, sim, você pode terceirizar as tarefas com as quais não se sente confortável/hábil, mas isso é um gasto extra que você pode não ter. Então ele cai de volta em seus ombros.
De volta ao lado do podcasting – para este mito, vamos apenas usar o host como um exemplo – sim, qualquer um pode fazer um podcast, e isso foi facilitado por novas plataformas e hosts que removem muito do jargão técnico que o podcasting pode – com razão ou erroneamente – ser conhecido por. E isso é ótimo de se ver. Mas, para garantir que você supere a estatística relatada de “muitos novos podcasters nem chegam ao episódio 6”, você precisa ter um plano sobre por que está fazendo podcasts, o que deseja alcançar, o que precisa fazer isso e como você verá as coisas a longo prazo. Porque, ao contrário do Field of Dreams, os ouvintes não virão apenas porque você o construiu – e é aí que começa o trabalho duro.
Então, com certeza, qualquer um pode fazer um podcast, e eu encorajo todos a tentar mergulhar – apenas esteja ciente de que há um pouco mais de trabalho envolvido do que apenas falar em um microfone.
Mito 3: Você precisa do equipamento mais caro

Por se tratar, em primeiro lugar, de um meio de áudio, como seu podcast soa é a chave para o crescimento. Embora um ótimo conteúdo seja obviamente importante, não importa muito se soar como se estivesse sendo gravado em um túnel de vento com muito eco e etc. Portanto, investir no equipamento certo é fundamental – no entanto, apesar de muitos “especialistas” dizendo que você precisa comprar equipamentos de última geração, não é o caso.
Em vez disso, o mais importante quando se trata da qualidade do áudio é o ambiente de gravação. Não importa se você tem um microfone de $400, como o popular Shure SM7B, ou um kit com qualidade de estúdio como o Rodecaster Pro II: se o espaço em que você grava for ruim, nenhuma quantidade de kit de alta qualidade irá fazer soar bem.
De fato, mesmo com microfones e ferramentas de gravação de baixo custo, você pode obter um podcast com excelente som se começar com um bom espaço de gravação. Isso significa remover superfícies duras onde o som salta (é isso que causa eco), não gravar em uma sala grande e vazia e aprender boas técnicas de microfone para reduzir o espaço entre sua boca e o microfone, que é onde alguns dos problemas áudio que você pode ouvir em podcasts se encaixam.
A boa notícia é que você não precisa gastar muito dinheiro em soluções de tratamento de som, mas se você tiver o orçamento definitivamente vale a pena. Se você tem muitas superfícies duras (paredes nuas, pisos de madeira, muitas janelas, etc.), você pode remover a aspereza da sala com coisas que provavelmente já tem em casa:
- almofadas
- móveis macios (talvez uma cadeira ou futon)
- cobertores em movimento ou cortinas cobrindo as paredes
- fechar as cortinas/persianas das janelas antes de gravar
- quadros de tela na parede
Até mesmo fazer algumas alterações em seu quarto fará uma diferença imediata em seu áudio, sem a necessidade de gastar muito em hardware na esperança de melhorar seu áudio. Alguns dos podcasts que ouço soam incríveis, e sei pelos podcasters que compartilham seus equipamentos online que eles estão usando microfones de $50, mas você definitivamente não percebe.
Portanto, comece da maneira certa e o equipamento não importará tanto.