Um estudo realizado em junho pela Acast apontou que ouvintes de podcasts apoiam o uso de inteligência artificial para criar uma experiência de narrativa personalizada, melhorar a qualidade do áudio e a seleção de publicidades relevantes, entre outros. A pesquisa foi conduzida com ouvintes semanais de programas dos Estados Unidos e lançada nesta terça-feira (04).
“Na Acast, sabemos que o público de podcasts tende a ser mais consciente e interessado em tecnologia em comparação com a maioria das outras mídias, portanto, não é surpresa que nossa pesquisa tenha encontrado ouvintes tão interessados em inteligência artificial. No entanto, o que é inesperado nesse estudo é a abertura dos ouvintes para que a IA se infiltre em quase todos os aspectos de sua atual experiência de escuta e para que a tecnologia molde novas maneiras de se envolverem com o meio”, disse o diretor de pesquisa e insights da Acast, Tommy Walters.
Ainda de acordo com o estudo, a maioria dos entrevistados está interessada que a IA seja usada para melhorar a qualidade do áudio – 82% destes apoiam seu uso na remoção de ruídos de fundo, normalização de níveis de áudio, na remoção palavras repetidas ou de longas pausas.
Os ouvintes também demonstraram interesse em saber como a tecnologia poderia romper barreiras de idiomas: 80% disseram apoiar o uso de inteligência artificial na tradução de legendas e permitir que ouvintes de diferentes nacionalidades possam apreciar podcasts ao redor do mundo.
Acessibilidade e o uso de inteligência artificial para aumentar a audiência também foram temas levantados na pesquisa e que demonstraram resultados satisfatórios. 78% dos ouvintes consultados apoiam o uso de reconhecimento de voz para a geração de legendas em tempo real, a fim de tornar os episódios mais acessíveis, enquanto 79% apoiam a mesma tecnologia para a criação de transcrições automáticas, tornando os episódios pesquisáveis e também mais acessíveis. Ainda no tópico de descoberta, 74% dos ouvintes disseram apoiar o uso de IA para sugerir episódios específicos de podcasts relevantes que conversem com o episódio ouvido no momento e 72% apoiam que a tecnologia os ajude a descobrir mais podcasts interessantes.
Os entrevistados ainda demonstraram interesse em como a inteligência artificial poderia ser usada para criar uma experiência mais informativa enquanto escutam seus programas prediletos. 72% disseram apoiar que a IA forneça materiais educativos e informativos relacionados ao episódio em questão enquanto o escutam, enquanto 61% apoiam seu uso para gerar automaticamente conteúdo de vídeo a ser assistido junto do podcast. O estudo também apontou que 64% acham importante o uso de tecnologia para pontuar quando uma declaração possa conter informações falsas ou avaliar sua confiabilidade. Por fim, 69% estão interessados no uso de IA para destacar tweets ou qualquer tráfego relevante em redes sociais gerados a partir de uma discussão que aconteceu durante um episódio.
Além da própria experiência do ouvinte, os entrevistados também demonstraram incentivar o uso de inteligência artificial pelos próprios podcasters para melhorar seu trabalho. Segundo o estudo, 77% disseram que seria interessante o uso de tecnologia para a geração de relatórios sobre as taxas de abandono durante o episódio – o que daria aos podcasters uma visão mais ampla do que está funcionando e o que não. Outros 72% gostariam que IA pudesse mostrar aos produtores de conteúdo outros podcasts semelhantes que estão discutindo temas parecidos, para que isso os ajudasse a criar conteúdos mais relevantes e exclusivos. 65% disseram apoiar podcasters que usam inteligência artificial para pesquisar e se preparar para um episódio de podcast.
Esses resultados conversam diretamente com outro estudo também realizado pela Acast em janeiro de 2023 sobre o uso do ChatGPT por podcasters, que constatou que 85% dos ouvintes acreditavam ser ético o uso da ferramenta na criação de conteúdo. Curiosamente, neste mesmo estudo de janeiro, apenas 57% dos ouvintes de podcast disseram acreditar que o ChatGPT e outras ferramentas semelhantes melhorem a qualidade do conteúdo produzido. A mudança entre os estudos pode apontar um maior conhecimento por parte de ouvintes de podcast sobre o potencial das ferramentas de IA em vários aspectos do meio.
Segundo a pesquisa mais recente da Acast, os ouvintes também apoiam o uso de IA em publicidades para podcasts. 65% destes acham interessante o uso de tecnologias para fornecer conteúdo publicitário relevante a eles. Quando se trata de simulações de voz, 56% dos ouvintes disseram apoiar podcasters que utilizam a IA para simular a leitura de um anúncio em vez de passá-la ao host.