Nos últimos anos, os criadores de conteúdo têm enfrentado desafios para estabelecer conexões duradouras com seus públicos, devido aos feeds algorítmicos que dominam as redes sociais. Embora esses algoritmos possam ajudar na viralização do conteúdo, eles dificultam a previsão de quais seguidores serão alcançados em cada postagem. Além disso, os criadores têm dificuldades em manter contato confiável com suas comunidades e em obter uma renda estável com seu trabalho. Por isso, o Patreon está oferecendo uma alternativa promissora.
Na plataforma, os criadores têm controle total sobre a forma como alcançam seu público, permitindo a construção de conexões profundas com seus fãs. Isso lhes proporciona a liberdade de trabalhar do jeito que desejam e de construir negócios em seus próprios termos.
Para fortalecer ainda mais as comunidades e promover negócios sustentáveis, o Patreon está lançando novas ferramentas.
Agora, os criadores têm a opção de permitir que as pessoas participem de suas comunidades gratuitamente, facilitando a conexão direta e confiável com seus maiores fãs. Além disso, a plataforma introduziu o “Commerce“, uma forma simples de vender vídeos, episódios de podcast, imagens e outros arquivos digitais diretamente na plataforma.
Essas novas funcionalidades serão lançadas nas próximas semanas e estarão disponíveis para todos os criadores ainda este ano. Os criadores poderão dominar seus relacionamentos com os fãs, estabelecendo conexões diretas sem a interferência de algoritmos ou anúncios. Eles terão uma “creative home” personalizável para reunir seu público em torno de seu trabalho criativo. Além disso, terão acesso a poderosas ferramentas de análise para entender seu público e direcionar seus esforços criativos de forma mais eficaz. Para garantir uma renda confiável, poderão oferecer assinaturas pagas ou vender produtos digitais.
Os criadores que já estão no Patreon vão poder aumentar suas comunidades e atrair mais fãs, independentemente de eles estarem dispostos a pagar ou não. Além disso, produtores terão a oportunidade de vender produtos digitais em minutos, graças às ferramentas comerciais oferecidas pela plataforma.
Ao vender vídeos, episódios de podcast e outros arquivos digitais, os criadores podem transformar clientes ocasionais em membros de longo prazo, simplificando o gerenciamento de seu trabalho criativo, comunidade e comércio em um só lugar.
No Patreon, não é necessário configurar uma loja separada, pois os criadores podem vender seus produtos digitais diretamente na plataforma. O processo é simples: basta fazer o upload do conteúdo, definir o preço e o Patreon criará uma página de produto compartilhável. Todos os produtos também estarão disponíveis em uma loja própria.
Os fãs terão uma experiência de compra facilitada, podendo adquirir e acessar o conteúdo em qualquer dispositivo, com um processo de checkout simplificado e hospedagem de mídia. Além disso, os criadores poderão promover facilmente suas páginas de produtos em outras plataformas ou postagens no Patreon, utilizando ferramentas promocionais integradas para aumentar sua base de clientes.
Qualquer criador pode utilizar gratuitamente o Patreon para compartilhar seu trabalho diretamente com seu público e fortalecer o relacionamento com seus fãs. Caso optem por oferecer conteúdo pago, a plataforma reterá uma porcentagem dos ganhos (8% para assinaturas pagas e 5% para vendas de produtos), além de cobrir as taxas de processamento de pagamentos, conversão de moedas e impostos aplicáveis.