A Edison Research, através da pesquisa Super Listeners 2021, avaliou o perfil dos super ouvintes de podcasts. O critério foi incluir no estudo as pessoas que consomem mais de 5 horas de podcasts por semana.
A pesquisa analisou desde hábitos de consumo até a relação dos ouvintes com a publicidade em podcast. Você pode conferir na íntegra aqui.
Para o estudo, mil pessoas foram entrevistadas virtualmente em novembro de 2021. Além disso, a pesquisa traz comparações com os resultados obtidos em 2019 e 2020.
Abaixo, listamos 10 das constatações feitas através dos dados obtidos. Confira:
- 86% dos super ouvintes têm entre 18 e 45 anos. Desse grupo, pouco mais de 30% são de jovens entre 25 e 34 anos.
- O tempo médio de escuta semanal entre super ouvintes é de 11 horas e 12 minutos. Consumo é de 50 minutos a mais do que em 2020 e pouco mais de uma hora e meia em relação a 2019.
- A taxa de ouvintes que escutam mais de 12 horas semanalmente é de 29%, maior do que nos anos anteriores.
- Youtube lidera entre as plataformas de consumo (55%), seguido por Spotify e Apple Podcasts, com 49% e 38% das pessoas dizendo que usam tais plataformas.
- 87% dos super ouvintes disseram que mudariam de plataforma se seu podcast preferido fosse disponibilizado por um serviço específico.
- Caso o podcast mudasse de serviço e solicitasse pagamento para consumo, 62% disseram que pagariam.
- Maioria das pessoas que começam um novo podcast já existente, fazem isso desde o primeiro episódio. Minoria começa assistir desde o episódio atual.
- O anúncio em podcasts aumentou, de acordo com a percepção de 59% dos super ouvintes.
- Após ouvir um anúncio, 74% dos super ouvintes visitaram o site da empresa ou produto em questão. Enquanto isso, 72% disseram ter considerado comprar o produto ou serviço.
- Em 2021, 49% dos ouvintes acreditam que os hosts são consumidores reais dos produtos anunciados em seus podcasts.

Receba nossas novidade diretamente no seu e-mail assinando a nossa newsletter! 😀