A pesquisa ‘O Mercado de Podcasts no Brasil’, que teve a primeira edição lançada em 2022, busca entender sobre o impacto dos podcasts no mercado de comunicação nacional.
O estudo foi idealizado e produzido pela Comunique-se em parceria com a Agência de Noticias Dino. Foram mais de mil pessoas entrevistadas, desde ouvintes de podcast até profissionais envolvidos na produção da mídia (44,5%).
Entre o grupo envolvido profissionalmente no setor, aproximadamente quase 64% trabalha com podcasts a pelo menos um ano. Além disso, a maior parte do grupo se classifica como produtor do material.
Ainda nesse grupo, 24,9% trabalham numa empresa que possui podcast, 19% são apresentadores de podcast e 12,4% fazem a assessoria de de algum contéudo.

Entre os não ouvintes de podcast, quando questionados se pretendem investir na mídia, 51% responderam que sim. Sendo que, dessa parcela, mais de 56% disseram que seria um projeto para empresas, enquanto 43,9% disseram que o foco seria pessoal.
Entre o grupo paticipante de estudo que se declarou ouvinte de podcasts, mais de 30% disseram consumir a mídia diariamente. Além disso, mais de 40% disseram que escutam de duas a cinco vezes na semana.

Vale lembrar que a maior parte das pessoas, no cenário brasileiro, consomem podcasts por entretenimento (25,9%). Apesar disso, a busca por atualizações noticiosas (29%) também está em alta. Já com objetivos de estudo e profissionais, os números são 19,5% e 22%, respectivamente.

Veja esses e outro dados na pesquisa O mercado de Podcasts no Brasil. Você pode visualizar e baixar o conteúdo completo aqui.