O Google facilitou a transmissão do Apple Podcasts e outros ao pesquisar por podcasts. Depois de encerrar no início deste ano um recurso que permitia aos usuários reproduzir podcasts nos resultados de pesquisa, a empresa disse que mudaria “gradualmente” para um novo design que ofereceria informações sobre podcasts e links para ouvir em outras plataformas por meio de seus resultados de pesquisa.
Quando as pessoas pesquisam podcasts usando termos genéricos como “podcasts infantis” ou “podcasts de filmes” por meio de seu iPhone ou iPad, elas veem uma opção para reprodução. Atualmente, o recurso está disponível apenas para usuários da pesquisa Google nos EUA.
Ao testar as mudanças procurando por “podcasts de comédia”, encontramos uma caixa perto do topo dos resultados da pesquisa que mostrava vários títulos populares. Além de poder filtrar coisas como “comédia stand-up” ou “TV” entre outros, você também pode tocar nos botões de filtro para limitar os resultados aos podcasts encontrados no Apple Podcasts, Spotify ou Google Podcasts.
Depois de tocar em um programa individual, você é levado a uma página de detalhes onde pode ler uma descrição e saber mais sobre o programa, como a frequência com que ele é lançado e a duração média de um episódio, além de ver uma lista dos episódios mais recentes.

Image Credits: Google Search screenshot
Nessa página, quando acessada em dispositivos Apple, uma opção “Ouça agora no Apple Podcasts” está disponível e, quando tocada, iniciará o programa diretamente no aplicativo Apple Podcasts, cortesia de um link direto.
A Apple não é a única beneficiária aqui, ao que parece, já que a mesma funcionalidade também está disponível para o Spotify. Para ver o Google Podcasts, é preciso clicar em “Todas as opções de audição”, revelando outras opções.
De acordo com o que foi apurado pelo TechCrunch, o Spotify disse que o recurso está disponível para seu aplicativo há mais de um ano, mas a Apple confirmou que a funcionalidade que descrevemos é, de fato, nova para o Apple Podcasts.