Um novo estudo da Pew Research Center com 451 dos principais podcasts nos Estados Unidos identificou o perfil dos podcasts mais bem classificados no país e seus principais temas.
Os podcasts de true crime são o tema mais comum, representando 24% dos podcasts mais bem classificados, seguido por política (10%), entretenimento (9%) e autoajuda/bem-estar (8%).

Existem também vários podcasts que não se encaixam em nenhum desses tópicos (12%), como de histórias fictícias e jogos de RPG, como Dungeons & Dragons.
Um quinto desses principais podcasts – que são aqueles com as maiores classificações nas listas de principais podcasts da Apple e do Spotify em um período de seis meses em 2022 – abordam vários tópicos. Muitos desses podcasts são como talk shows, com as discussões fluindo entre diferentes tópicos.
A lista dos principais podcasts também reflete os interesses dos ouvintes nos Estados Unidos. Entre os 49% dos adultos americanos que afirmaram ouvir pelo menos um podcast no último ano, entretenimento, política, história e true crime estavam entre os temas mais comuns entre os ouvintes.
Para avaliar a presença de notícias no universo dos podcasts, os pesquisadores também analisaram quantos dos principais podcasts estão focados principalmente em notícias e eventos atuais, descobrindo que 15% dos podcasts estudados se encaixam nessa descrição.
Os podcasts focados em notícias podem tratar de qualquer assunto, embora a maioria seja sobre política e governo (49%) ou esportes (29%).
Os veículos de notícia têm investido em podcasts há vários anos e alguns produzem podcasts sobre notícias e outros temas. Eles têm tido sucesso nessa área: 18% dos principais podcasts estão afiliados a organizações de notícias, como The Wall Street Journal ou The Ringer. Cerca de metade (51%) está afiliada a algum outro tipo de organização, como Wondery ou iHeartRadio, e 31% dos principais podcasts não têm afiliação (ou seja, são independentes).
Acontecimentos atuais provavelmente são discutidos em podcasts com mais frequência do que esses dados podem sugerir. Dois terços dos ouvintes de podcasts nos EUA afirmam que notícias são discutidas nos podcasts que ouvem e uma parcela semelhante (64%) diz que ouve podcasts para se manter atualizada sobre eventos atuais. Essa desconexão pode ser resultado dos formatos de podcasts ou de outros fatores. Por exemplo, alguns podcasts podem discutir tópicos de notícias de forma incidente, mesmo que não se concentrem exclusivamente em notícias.
Crescimento e conexão
Os podcasts são frequentemente vistos como uma forma relativamente fácil para qualquer pessoa contar uma história. No entanto, atrair uma audiência para essa narrativa é mais difícil, e os produtores de podcasts usam diversos meios para crescer e se conectar com seus públicos. A maioria dos principais podcasts estudados está disponível em quatro principais sites de listagem – Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Stitcher – e cerca de três quartos possuem um site.

Alguns desses podcasts também experimentam outras formas de envolver seus públicos. Cerca de metade dos principais podcasts (51%) produzem vídeos para acompanhar a maioria dos episódios. Muitos desses vídeos mostram a gravação do podcast, proporcionando uma experiência mais envolvente para os espectadores, e 8% possuem um fórum de discussão ou servidor Discord para se envolver diretamente com seus fãs ou permitir que os fãs se conectem entre si.
O relatório da Pew Research Center sobre o perfil dos podcasts mais bem classificados dos EUA é um dos mais completos lançados atualmente e você pode conferir todos os resultados no site.
Obrigado pela publicação, vamos utilizar os dados para nossa pesquisa!! Poderiam fazer um também sobre podcasts brasileiros aqui nos EUA, acho que não existe nada assim.
Boa semana!