Uma nova inteligência artificial voltada para entretenimento foi lançada: o Pix. Apesar do nome semelhante ao Pix brasileiro, essa ferramenta oferece, na verdade, recomendações personalizadas de livros, podcasts, filmes, entre outros.
A ferramenta foi desenvolvida pela Likewise, uma startup americana voltada para ajudar pessoas a encontrarem conteúdos ideais para se entreter. A Likewise conta com mais de 600 milhões de usuários que publicam recomendações diariamente.
Com isso, a Likewise desenvolveu sua nova inteligência artificial, que combina 600 milhões de pontos de dados de consumidores e algoritmos de machine learning, além do processamento de linguagem da OpenAI.
O Pix aprende então as preferências individuais de cada usuário e fornece recomendações personalizadas. Além disso, a ferramenta até entra em contato com os usuários quando um novo conteúdo compatível com seus gostos é disponibilizado.
A nova ferramenta está disponível em diferentes canais, como e-mail, SMS, Smart TV, aplicativo da Likewise e no site da empresa. É possível pedir recomendações de livros, filmes, séries, e podcasts, que são fornecidas junto de links para trailers ou para o próprio programa em si.

O Castnews testou a plataforma questionando sobre alguns podcasts brasileiros. O Pix prontamente reconheceu os podcasts questionados, dando uma sinopse de cada um deles, suas avaliações (quando perguntado individualmente) e os recomendando. Porém, ao final, a ferramenta ofereceu uma lista de outros podcasts semelhantes e todos eram americanos.
Para mais detalhes sobre o Pix, é possível acessar a página oficial da Likewise e testá-lo gratuitamente.