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Primeiros passos do planejamento à entrevista: o básico na produção de podcasts

Andrei Rossetto por Andrei Rossetto
5 de agosto de 2022
Tempo de leitura: 7 minutos
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Home Artigos
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A podosfera hoje exige profissionalismo na hora de planejar, organizar e divulgar um podcast. Por isso, o objetivo aqui é iluminar o caminho de quem pensa em iniciar uma produção e incrementar a sistemática de trabalho de quem já está na lida. Sei que há formas variadas de criação. O que se encaixa numa estrutura pode não dar certo em outra realidade. Apresento um breve resumo do que tem funcionado nas aulas das disciplinas de mídia sonora, no curso de jornalismo na ESPM Porto Alegre. Aí vão os primeiros passos:

1-Faça um brainstorm: uma lista de assuntos pelos quais você tem paixão e conhecimento. Não esqueça de olhar o que já está disponível;

2-Escolha um tema: o podcast vai ser sobre o quê? O tema se presta para um cronograma de publicação consistente? 

3-Dê um nome ao podcast: o nome correto ajuda o programa a se destacar e atrair os ouvintes certos;

4-O que torna o podcast especial? Já existem produções semelhantes feitas pelos concorrentes?

5-Qual é o público-alvo?

6-Como a equipe do podcast vai ser estruturada? (Hosts, produtores, editores)

No Reuters Institute, Aura Lindeburg analisou como as emissoras e jornais usam podcasts. Ela entrevistou editores de empresas públicas e privadas do Reino Unido, Austrália, Alemanha e Suécia e analisou o conteúdo de 100 programas mais populares em cada país. Segundo Lindeburg, algumas boas práticas podem fazer diferença:

  • Comece com um ótimo conteúdo. Não importa quão boa é a sua estratégia se as pessoas não continuarem no segundo episódio, ou mesmo se não terminarem o primeiro;
  • Tenha alguém para ajudar a audiência a encontrar seu conteúdo. O trabalho desse profissional é buscar audiências de nicho e certificar-se de que o conteúdo é promovido em uma estratégia de “guerrilha”;
  • Encontre maneiras de produzir outro conteúdo ao redor. O problema do áudio no mundo digital é o baixo compartilhamento em comparação com o vídeo. Uma opção para promover conteúdo sonoro nas redes sociais é o audiogram (vídeos curtos ou imagens fixas com áudio) ou vídeos curtos para destacar episódios. Não esqueça de fazer marketing tradicional, ou seja, enviar releases para a imprensa e informar outros meios de comunicação sobre o seu trabalho.

Sobre o formato, trago Gus Lanzetta, autor de Ouvindo vozes: como criar um podcast de sucesso e ainda ganhar dinheiro com isso (2021). Ele cita o mesa-redonda (papo de boteco— termo dele), o de entrevista, o documentário e a ficção. Segundo Lanzetta, o ideal é imaginar um programa completamente diferente de todo e qualquer que você já ouviu. Os pontos de foco são os seguintes: quais os elementos que tornam seu formato único? Você usou alguma característica que já existe e adaptou para deixá-la com a aparência diferente? Seu formato novo é eficaz o suficiente para bancar um programa duradouro? Por quê? Você escutaria um podcast com esse formato?

É o momento da estrutura do podcast. Jill Olmsted, em Tools for podcasting (2019), sugere a seguinte estrutura para um programa de entrevista: 

  • Vinheta ou trilha de abertura
  • Introdução explicando o assunto do episódio
  • Trilha
  • Tópico 1: fala do apresentador
  • Entrevista com convidado
  • Tópico 2: fala do apresentador
  • Entrevista com convidado
  • Tópico 3: fala do apresentador
  • Entrevista com convidado
  • Fechamento: anfitrião agradece o ouvinte e convidados
  • Chama próximo programa
  • Vinheta ou música de encerramento

Sugestões de abertura:

-Edite um ou vários clipes das entrevistas que você fez e que são intrigantes;

-Edite clipes do anfitrião fazendo uma entrevista “na rua, na externa” reunindo breves opiniões do público em geral e, em seguida, editando alguns dos comentários;

-O apresentador pode fazer uma pergunta polêmica ou investigativa e, em seguida, explicar que os especialistas apresentarão suas opiniões durante o podcast;

-O anfitrião pode dizer ao público três coisas que eles ouvirão no episódio. A magia do número três funciona bem para o ouvido;

-O anfitrião pode fazer uma pergunta de múltipla escolha e, em seguida, dar ao ouvinte três opções. Diga ao ouvinte que as respostas serão compartilhadas durante o podcast.

-O anfitrião pode usar a palavra “imagine” e, em seguida, criar um breve cenário que será explicado durante o podcast;

Aberturas em forma de lead:

-Como no hard news, o apresentador revela algumas informações e diz que esse tópico será explorado no episódio;

-Como em primeira pessoa, o anfitrião fala sobre sua própria experiência e diz que compartilhará mais durante o podcast;

-Como em uma narrativa, o anfitrião pode contar uma história para explicar uma situação ou cenário;

-Como em uma observação, o anfitrião pode ilustrar o quadro geral discutindo tendências de longo prazo;

-Como em configuração de cena, o anfitrião pode criar uma imagem na mente do ouvinte sobre o que está acontecendo ou poderia acontecer.

Sugestões de encerramento:

-Agradeça ao ouvinte por ouvir (nome do programa) e diga “Eu sou…” (seu nome);

-Peça para assinarem gratuitamente no Apple, Google e Spotify (ou onde quer que você distribua o podcast);

-Diga ao público onde eles podem encontrar mais informações;

-Certifique-se de que haja um local com links de informações, notas do programa, uma transcrição e um local para comentários sobre o episódio e sugestões para episódios futuros;

-Pergunte se o ouvinte gostou do programa e peça para fazer uma crítica;

-Diga ao público quando seu próximo programa será lançado e o assunto, se você souber.

Estrutura definida, vamos para a preparação da entrevista. Entrevistar bem é uma arte, como diz a jornalista Thaís Oyama. Não tem como fazer um bom podcast, seja mesa-redonda ou narrativo não-ficcional, sem uma boa entrevista. Dicas básicas:

1-Defina objetivos: inicialmente é preciso saber o que se quer da entrevista: confirmação, contexto, reconstituir uma cena?

2-Preparação: fazer uma lista de perguntas prévias não garante o sucesso da entrevista. Pesquisar e estar completamente por dentro do que será debatido e da pessoa com quem se debaterá pode render bons frutos;

3-Conduza uma conversa: a ganhadora do Pulitzer, Isabel Wilkerson, considera entrevistas “conversas guiadas”. É fundamental manter uma interação visual e corporal com o entrevistado. Demonstrar empatia deixa a fonte mais à vontade, o que aumenta as chances dela se abrir. Entrevistar é a ciência de ganhar a confiança, depois ganhar a informação;

4-Escute e controle o ritmo: você está tão preocupada em seguir a pauta e não percebe os momentos por onde a história pode se desenvolver. Não corte a possibilidade de informações mais profundas virem à tona pulando muito rapidamente para a próxima pergunta. Se houver limitações de tempo, concentre-se no tópico central. Se o tempo for liberado, explore os pontos que soarem mais interessantes durante a entrevista;

5-Faça perguntas a partir das respostas: não deixe qualquer dúvida passar. Seja uma ouvinte interessada e perceba quando as respostas te levam para outras perguntas sobre o tema. Quanto mais você demonstra que está ouvindo, mais confiança se estabelece;

6-Negocie os termos de antemão: deixe claro o propósito e o contexto da entrevista e procure saber as preocupações da fonte. Isso pode evitar o pedido de não publicar a informação depois de uma entrevista reveladora; 

7-Fique atenta ao pós-entrevista: anote telefones, e-mails, endereços, detalhes sobre o local e o entrevistado. Se precisar, não hesite em fazer contato novamente para tirar dúvidas ou até mesmo agendar uma segunda entrevista. 

Encerro com Bia Guimarães e Sarah Azoubel, do excelente podcast 37 Graus. Ambas têm um site, o https://cochicho.org, onde apresentam dicas, novidades, ideias e análises sobre a podosfera. Segundo elas, existem cinco perguntas-chave que podem ser adaptadas para diferentes situações: 

“Como tudo começou?” É uma pergunta coringa para qualquer início de conversa.

“Você lembra onde estava quando isso aconteceu?” Ideal para construir uma cena a partir de um acontecimento. 

“Como você descreveria isso para alguém que não está vendo?” Ótima para descrever um objeto ou acontecimento 

“E depois?” ou “E aí?” Pergunta-chave para conseguir detalhamento.

“Como você se sentiu naquele momento?” Serve para extrair um relato mais emocional e sensível.

Referências:
LANZETTA, G. Ouvindo vozes: como criar um podcast de sucesso e ainda ganhar dinheiro com isso. São Paulo: Planeta, 2021. Edição do Kindle.
OLMSTED, J. Tools for podcasting. Washington: American University, 2019.
Tags: entrevistapodcastprodução
Andrei Rossetto

Andrei Rossetto

Jornalista e podcaster, professor de jornalismo na ESPM em Produção e Edição de Mídias Sonoras, doutorando na UFRGS e pesquisador de podcasts

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+ Comentados 1

  1. Ester Bertozzi says:
    4 dias ago

    Muito bom!

    Responder

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