No dia 12 de março de 2023, foi ao ar o primeiro episódio de “Janipapo 200 Anos”, que conta a história da Batalha de Jenipapo, uma das mais violentas do Brasil.
A estreia do podcast marca os 200 da batalha que aconteceu no dia 13 de março de 1823. No primeiro episódio, Johny Santana, historiador da Universidade Federal do Piauí (UFPI), conta sobre os acontecimentos e os desdobramentos que culminaram nesse embate.
A batalha ocorreu em Campo Maior, às margens do Rio Jenipapo, no Piauí, entre tropas portuguesas e sertanejas e ainda é considerada uma das lutas mais sangrentas que já ocorreram em solo brasileiro. “A Batalha do Jenipapo foi o combate que definiu o futuro do Brasil”, afirma o historiador, que durante o episódio explica a importância da batalha para a independência do Brasil e consolidação de sua soberania nacional.
Apesar de sua importância, o acontecimento não é lembrado ou conhecido pela maioria dos braisleiros, incluindo piauíenses. Segundo o portal do Governo do Piauí, “o projeto é fundamental para a educação e a própria identidade do estado” e por isso terá sua distribuíção focada nas rádios e escolas, apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura.
O podcast será dividido em seis episódios apresentados pela jornalista Cinthia Lages. Em cada um dos episódios ela entrevistará diferentes convidados especialistas no assunto, que trarão recortes nunca antes abordados sobre a Batalha de Jenipapo.