Na quinta-feira (06), o News Product Alliance em parceria com a FêCris Vasconcellos promoveu uma aula gratuita de Podcast como Produto. A jornalista, que atuou como Coordenadora de Produto e Audiência na Rádio Novelo e atualmente trabalha como Product Owner na Vibra/Band compartilhou seu conhecimento sobre a criação de podcasts.
FêCris abriu sua aula contextualizando o momento em que vivemos na era digital, formado por transformações, algoritmos, emoções e imagens vistas por telas. Depois, ela contextualizou o mercado de podcast brasileiro, demonstrando seu otimismo com relação a este tipo de produto, que, para ela, tem um grande potencial de crescimento.
A jornalista então partiu para a parte mais prática, explicando aos participantes sobre modelos de negócio para podcasts. Ela explicou a importância de se entender bem o público visado e as dores que afligem essas pessoas para, então, construir um produto que atenda essas necessidades. Para FêCris, o público deve sempre estar no centro de qualquer podcast: é pensando nele, sua rotina, seus costumes e seus interesses que se faz um bom podcast.
Tendo definido seu público, a jornalista compartilhou algumas dicas para manter a constância de um podcast, como atrair e converter audiência, usando o funil de aquisição. A partir daí, ela comentou sobre as três formas que podcasts podem ser monetizados: publicidade, apoios e assinaturas.
FêCris também ressaltou que em muitos casos, ao se fazer pesquisas para suas produções, ela prefere focar no qualitativo ao quantitativo. Isso porque o público de podcasts é bastante engajado com suas produções prediletas e construir um bom relacionamento com os ouvintes pode ser mais interessante do que alcançar públicos maiores. Isso também impacta como o produtor de conteúdo deve levar sua relação com seu público: se comunicando frequentemente por meio de redes sociais, fazendo pesquisas para feedbacks, sendo criativo na forma de se comunicar, mas sempre tendo em foco as necessidades e opiniões de seus ouvintes.
Esta aula gratuita foi a primeira organizada pela New Product Alliance, uma comunidade de suporte e prática para pensadores de produtos de notícia. O NPA chegou ao Brasil em janeiro deste ano e promove um espaço de troca entre profissionais do Brasil e do mundo.