Você teve uma ideia super original para um podcast ou videocast e quer colocar em prática o mais rápido possível, mas a pressa pode atropelar alguns processos importantes para o sucesso do seu projeto. Planejamento é essencial.
Comece do começo
Pesquise o que já existe na linha do que você imagina. Mas, cuidado, você não vai querer ser uma cópia daquele formato. Pense no diferencial do seu podcast ou videocast. Afinal, se for exatamente igual a um que já existe, por que eu ouviria ou assistiria o seu?
Recebo muitos pedidos assim no estúdio, principalmente para videocasts: “quero um videocast no estilo tal”, o mais comum é pedirem no estilo mesacast. Não raro você conversa com a pessoa e ela quer uma cópia do que já existe, com a desvantagem de não ser o primeiro a explorar o formato e não ser conhecido do público; e não ter um tema específico.
Já querem o “ao vivo” sem nenhum preparo antes. Já querem se lançar no primeiro episódio como Live.
Podcast exige mais pós-produção e videocast ao vivo exige mais pré-produção
E por que eu digo isso? No podcast, o formato é sempre gravado. Você consegue voltar a gravação, regravar, editar, trabalhar muito a pós-produção. No videocast gravado, também é possível trabalhar todos os detalhes na pós-produção. Aconselho muito as empresas e pessoas físicas interessadas em ter um videocast que comecem com o formato gravado. E, avaliando a aceitação do seu conteúdo, você pode migrar para a Live ou permanecer no gravado, apostando nas entregas semanais como estreia no YouTube. O formato gravado trabalho na pós-produção, embora se cortarmos as arestas conseguimos reduzir este tempo com um bom preparo na pré-produção.
Já as Lives exigem que os apresentadores já tenham “as manhas”, tenham jeito com o formato ao vivo. Você trabalha na pré-produção, investindo em entrevista prévia, um roteiro básico em tópicos, um tema que os apresentadores dominem, combinar com o patrocinador se existe alguma restrição de tema e abordagem. O trabalho de preparo é importante, porque o que sair ali é o que as pessoas vão ver, e é o que vai para o ar. Não tem volta.
Criar público para o meu videocast ao vivo
Caso você seja iniciante, vai precisar começar a criar um público. Crie canais nas mídias sociais, comece a discutir o tema com o público que você for criando, amadureça os temas, faça Lives mais curtas no Instagram. E invista em quatro ou cinco episódios gravados antes de ir para a Live.
Para podcast, também é importante pensar em todo ecossistema digital que vai fazer parte da sua divulgação. Como eu sempre digo:
O podcast é apenas uma peça do seu ecossistema digital, mesmo que seja a mais importante, não pode ser a única.
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Texto de Luciana Oncken, proprietária, CEO e CCO do Estúdio Banca Podcast e Banca de Conteúdo