Acast, a maior empresa independente de podcast do mundo, lançou a primeira pesquisa sobre hábitos de escuta de podcast na Ásia. O relatório – Sounds Smart Asia 2022 – revela por que as pessoas na Ásia estão ouvindo podcasts, como e quando estão ouvindo e a oportunidade de publicidade de podcast na região.
Acast encomendou a Attest para pesquisar pessoas em Hong Kong, Cingapura e Japão, com 18 anos ou mais, que ouvem podcasts pelo menos uma vez por semana. A pesquisa se concentrou em três áreas: consumo, engajamento e receptividade.
Alguns dados obtidos:
- A audição de podcasts está aumentando: 81% dos ouvintes de podcast em Hong Kong, Cingapura e Japão agora ouvem diariamente ou semanalmente.
- A maioria (90%) dos ouvintes termina todo ou a maior parte de um episódio de podcast e 70% dizem que estão mais focados ao consumir podcasts do que outras mídias – incluindo streaming de TV (64%), mídia social (60%) e comercial rádio (51%).
- Os podcasts constituem uma parte considerável do consumo de mídia dos ouvintes, com pessoas ouvindo em média sete horas por semana. Quando perguntados onde ouvem, 64% disseram relaxar em casa, 44% disseram quando estão em trânsito ou no trânsito, 30% disseram enquanto trabalham e 19% disseram enquanto fazem recados.
- Considerando o conteúdo que está sendo ouvido, mais da metade (51%) dos entrevistados disse que seus podcasts preferidos são para fins de entretenimento, com relaxamento logo atrás (49%). Os ouvintes também querem aprender algo novo (23%) e evitar o tempo de tela (20%).
- A publicidade em podcast já está causando impacto na Ásia, com quase três quartos (71%) dos entrevistados dizendo que agiram depois de ouvir anúncios em um podcast, enquanto um terço (33%) também disse que pesquisou mais informações sobre um produto ou serviço.
Meg Davies, diretora administrativa internacional da Acast, disse: “Acreditamos que o Sound Smart Asia é a primeira pesquisa específica de podcast na Ásia, e os resultados realmente sustentam o quão significativo o podcast se tornou aqui. Desde nosso lançamento em Cingapura no início deste ano, testemunhamos a popularidade dos podcasts entre ouvintes e anunciantes disparar.
“Sabemos que há uma grande oportunidade na Ásia – especialmente quando consideramos a jornada de nossos outros mercados mais avançados – como Suécia, Reino Unido e EUA – e nosso estudo mostra firmemente que o impulso está crescendo. Agora é a hora de criadores e anunciantes se envolverem.”