Na última semana, a USP, por meio do projeto Ciclo 22, lançou um podcast para ajudar os estudantes que irão prestar vestibular em 2022. Os episódios vão ser publicados quinzenalmente no Jornal da USP e nas principais plataformas de áudio.
O tema principal do podcast gira em torno dos fatos históricos ocorridos em 1822 (Independência do Brasil) e 1922 (Semana de Arte Moderna), bem como os desdobramentos desses acontecimentos até os dias atuais.
O conteúdo é conduzido a partir de questões que caíram em vestibulares passados, com explicações e dicas sobre como estudar e como se preparar para as provas. Para isso, o podcast traz professores de cursinhos populares da USP para falar.
O primeiro episódio, já publicado, entrevistou um professor de história para falar sobre como a Independência do Brasil costuma ser abordada no vestibular. O podcast é produzido por dois alunos de jornalismo da USP que também integram o Ciclo 22.
Projeto idealizador do podcast
Ciclo22 é um projeto que remete à reflexão da USP sobre quatro grandes marcos (1822, 1922, 2022 e 2122), congregando iniciativas com o objetivo de tratar criticamente o bicentenário da independência do Brasil, o centenário da Semana de Arte Moderna e o movimento modernista no Brasil, bem como sobre o tempo presente, e de identificar desafios e de projetar futuros ao Brasil nos próximos 100 anos