Embora a indústria de podcasts esteja em crescimento de receita e movimentação financeira, a produção de novos podcasts tem diminuído. Apenas cerca de um quarto dos podcasts têm mais de 10 episódios, o que levou o conglomerado BBC sugerir que a era dos “podcasters amadores” pode estar chegando ao fim.
Uma pesquisa realizada pela YouGov sugere que os podcasts apresentam uma das maiores oportunidades de crescimento para a mídia britânica em 2023, com a receita global do mercado de música, rádio e podcast projetada para atingir US$108,3 bilhões antes do final do ano.
No entanto, as maiores novidades na indústria não partem dos podcasters amadores. Cada vez mais, podcasts caseiros e sem grande investimento têm sido descontinuados. Em contrapartida, os podcasts corporativos continuam em ascensão.
A síndrome do segundo álbum
Atualmente, existem cerca de três a quatro milhões de podcasts, mas pouco mais da metade deles tem mais de três episódios, com apenas 720.000 podcasts tendo mais do que 10 episódios.
Essa tendência levou ao crescimento da chamada “síndrome do segundo álbum”. Na indústria da música, o segundo álbum é um teste muito temido por músicos que viram seu primeiro álbum alcançar o sucesso. Da mesma forma, programas de podcast podem ser interrompidos ou não conseguirem ter impacto antes de amadurecerem completamente.
Mark Popkiewicz, CEO da Aurra Studios, acredita que essa queda na produção após três episódios se deve ao comprometimento dos criadores. Ele declarou: “Apesar do aumento no número de ouvintes, a produção de novos podcasts caiu desde a pandemia porque muitos podcasters amadores criaram seus podcasts, mas desde então perderam o tempo ou a vontade de continuar.”
Ainda existe espaço para podcasters amadores
Apesar da queda na longevidade dos novos programas de podcast, a audiência segue aumentando.
De acordo com um estudo realizado pela Vodafone, a pandemia de coronavírus foi influente no aumento do consumo de podcasts no Reino Unido. 42% dos entrevistados dizem que ouvem muito mais podcasts agora, em relação ao período pré-pandêmico.
Popkiewicz acredita que o número de podcasts em circulação ainda é apenas “uma gota no oceano”, mas acrescenta que os formatos de podcasting deverão evoluir para que a mídia possa maximizar seu alcance. Ele diz: “Tudo tem um limite. A economia, a população mundial… Qualquer coisa que você pensar. Nada é infinito, mas se tratando de podcast, ainda há muito espaço para crescer.”
Hannah Maguire, apresentadora do podcast de true crime RedHanded, declarou à BBC que muitos podcasts que hoje são considerados “grandes” também foram programas feitos de forma amadora. “Eu acho que realmente existe apetite e demanda do público para alguns assuntos, como true crime. Por isso, a maioria dos programas desse gênero são programas caseiros que alguém simplesmente começou”, disse ela.
Assine a newsletter do Castnews para receber nossos conteúdos em primeira mão.