Os resultados de uma nova pesquisa de dados da Acast em colaboração com a plataforma de dados Walr, mostram que os podcasts são considerados a plataforma de publicidade mais segura para as marcas (brand safety), com mais da metade dos ouvintes (52%) afirmando que não estão preocupados com a segurança de conteúdos apresentados em podcasts. Além disso, os ouvintes dizem que o formato de podcasting é bem regulamentado, garantindo que o conteúdo que ouvem seja preciso, confiável e seguro – com sete em cada dez alegando que a responsabilidade recai sobre os podcasters e seus produtores para manter essa confiança.
O que significa brand safety? O Internet Advertising Bureau (IAB) define brand safety como: ‘manter a reputação de uma marca segura ao anunciar online’. Em termos reais, isso significa evitar colocar anúncios que não conversam com o conteúdo do programa.
Em comparação com outras plataformas, os podcasts são percebidos como os mais seguros para a marca (83% dos ouvintes concordam), com o rádio (81%) logo atrás. Esses resultados destacam que as plataformas de áudio são vistas como mais seguras para as marcas do que as plataformas visuais e sociais, e isso se deve ao fato de as marcas e agências conseguirem alinhar a publicidade com o gênero e conteúdo dos podcasts.
Essa confiança no podcasting pode permitir que marcas consideradas tabu (como marcas de brinquedos sexuais, marcas de CBD, etc.) considerem aproveitar a plataforma de podcast confiável. Usando anúncios lidos pelo host, segmentos de marca ou até mesmo episódios inteiros, as marcas ‘tabu’ podem acessar essas conversas não filtradas em podcasts que geralmente não são permitidas em outras plataformas.
Com os ouvintes confiando na publicidade de podcast, não é surpresa que mais da metade (51%) decida não comprar uma marca se ela for anunciada junto com conteúdo divergente, como, por exemplo, se uma publicidade de carne aparecer em um podcast vegano. Isso destaca a importância da publicidade contextualmente relevante.
A inserção dinâmica e as ferramentas de segmentação por conversação da Acast facilitam para as marcas controlar como e quando seus anúncios aparecem nos podcasts e permitem que os anunciantes decidam onde suas mensagens serão exibidas. Essa confiança e segurança são essenciais para transmitir mensagens importantes, envolver os consumidores e construir uma comunidade em torno de sua marca.
O conteúdo original dessa pesquisa pode ser encontrado no site da Acast.