Se você ouve regularmente podcasts de notícias, com certeza está acostumado com a ideia de recorrer aos podcasts como uma fonte confiável. No entanto, uma questão que sempre esteve em debate nesses termos, é até onde podemos confiar nessa fonte de informação.
Pensando nisso, o Pew Research Center recentemente publicou uma pesquisa feita nos Estados Unidos que aponta que os ouvintes consideram podcasts uma fonte confiável de notícias e informações. Alguns ouvintes até confiam mais nos podcasts do que na mídia tradicional impressa e transmitida.
Aproximadamente metade dos adultos americanos diz ter ouvido um podcast no ano passado, incluindo um em cada cinco que relata ouvir podcasts pelo menos algumas vezes por semana. Entre os adultos com menos de 30 anos, cerca de um terço ouve podcasts com essa frequência.

O panorama atual dos podcasts é extenso, apresentando tópicos desde esportes e religião até política e entretenimento, e atrai um grande número de ouvintes que recorrem aos podcasts por vários motivos.
Grande parte dos ouvintes dizem que recorrem a podcasts para entretenimento, aprendizado e diversão – ou seja, ter algo para ouvir enquanto fazem outra coisa. Metade dos americanos ou mais que ouviram um podcast nos últimos 12 meses dizem que esses são os principais motivos pelos quais eles ouvem podcasts.
Menos americanos recorrem aos podcasts em busca de notícias, embora a maioria dos ouvintes ainda diga que as notícias são pelo menos parte de sua experiência com podcasts. Entre os ouvintes de podcast nos EUA, 29% dizem que se manter atualizado sobre os eventos atuais é um dos principais motivos para ouvirem podcasts. Dois terços dos ouvintes de podcast dizem ter ouvido notícias discutidas nos podcasts que ouvem – totalizando um terço de todos os adultos nos EUA. E entre aqueles que ouvem notícias em podcasts, a grande maioria diz esperar que as notícias que ouvem sejam precisas.

A pesquisa mostra, no entanto, que a maioria dos ouvintes de não está sintonizando podcasts ligados a organizações de notícias. Apenas um em cada cinco ouvintes diz que os podcasts que ouvem estão conectados a um veículo de notícias, enquanto quase três vezes esse valor (59%) diz que não.
Os ouvintes recorrem aos podcasts para ouvir sobre uma ampla gama de tópicos específicos. Quase metade dos ouvintes de podcast dizem que ouvem regularmente podcasts sobre comédia (47%) e entretenimento, cultura pop e artes (46%), enquanto cerca de quatro em cada dez (41%) recorrem a podcasts sobre política e governo. Outros tópicos comuns incluem ciência e tecnologia, história e true crime.
Muitos ouvintes também se envolvem com podcasts de outras maneiras além de ouvir, como assistir a um filme ou ler um livro por causa de um podcast, seguir seus hosts nas mídias sociais ou comprar um produto que foi anunciado. Cerca de um terço dos ouvintes (36%) até dizem que experimentaram uma mudança de estilo de vida – como uma rotina de exercícios ou registro no diário – por causa de recomendações que ouviram.

Outros tipos de envolvimento são menos comuns, incluindo ingressar em grupos de discussão online, envolver-se com causas políticas, pagar por uma assinatura ou comprar mercadorias.
Com isso, através da pesquisa, percebemos que a maioria dos ouvintes diz que ouve notícias discutidas em podcasts – no entanto, apenas um em cada cinco ouvintes diz que ouve um podcast conectado a uma organização de notícias.