Na briga cada vez mais acirrada pela atenção do consumidor, qual seria a relevância para a estratégia de marketing da sua empresa em ter uma ferramenta com ótimo custo-benefício e que captura a atenção de até 81% da sua audiência? Ou ainda que registra alto valor de engajamento para até 71% desse mesmo público, ultrapassando posts nas redes sociais e vídeos? Esses são resultados já alcançados com o podcast, valioso recurso de conexão e comunicação que começa a entrar no foco da estratégia de muitas marcas corporativas. Não à toa, até o Twitter já começou a testar uma nova funcionalidade para destacar conteúdo de podcasts.
Lá se vão quase duas décadas desde que, em 2004, o ex-VJ da MTV Adam Curry e o desenvolvedor de software Dave Winer criaram o programa iPodder, com o objetivo de baixar transmissões de rádio das internet para seus iPods. Eram os primórdios do podcast, que inclusive foi eleita a “Palavra do Ano” pelo New Oxford American Dictionary. Mas é bem provável que naquela época ninguém tivesse nem a mínima ideia da dimensão que a veiculação online do conteúdo em áudio sob demanda iria ganhar.
A previsão é de que este ano o número de ouvintes de podcasts no mundo supere 420 milhões de pessoas, chegando a mais de 500 milhões em 2024. No Brasil, segundo estimativas da Associação Brasileira dos Podcasters – Abpod, associação que eu tenho orgulho de participar, esse patamar pode ser de 34,6 milhões. O levantamento Podpesquisa Produtor 2020/2021, também da Abpod, mostra igualmente um aquecimento recente do mercado, com 70,3% dos atuais produtores tendo iniciado suas atividades a partir de 2018. Hoje, existem cerca de dois milhões de podcasts ativos no planeta – há três anos, havia apenas um quarto disso – e mais de 48 milhões de episódios veiculados.
Mas o que torna o podcast tão popular e eficaz? A primeira característica é proporcionar uma qualidade de imersão muito forte, em uma sociedade digital e dinâmica, onde manter o foco é um grande desafio. Quando ouvem um podcast, dificilmente as pessoas se dispersam. Podem até estar fazendo outras coisas rotineiras, mas estão ali recebendo o seu conteúdo e interagindo com os conceitos que a sua marca quer passar. E não é só nas horas de lazer não, não faltam indicações de podcasts para ouvir durante o trabalho. Muita gente já descobriu que é uma ótima opção não só para se divertir, mas também para aprender.
Outra vantagem do podcast é a possibilidade de promover autoridade e engajamento junto a diferentes tipos de público, construindo e consolidando relacionamento até mesmo com quem está mais distante ou não conheça a fundo a trajetória da empresa e seus propósitos. Ao oferecer conteúdo de valor para o consumidor, cria-se ali um vínculo de confiança e referência da marca nos temas que são mais estratégicos para os resultados de negócios. Utilizar o podcast como estratégia de employee branding é outra prática que começa a ganhar força, agregando proximidade, empatia e familiaridade às comunicações da empresa com seus funcionários.
Como se não bastasse, o podcast tem o poder de estar em todos os lugares. Pode ser baixado e ouvido a qualquer hora e em qualquer ocasião, no carro, em casa, em diferentes dispositivos, no computador, no celular, no tablet, com as assistentes virtuais, nos serviços de serviço de streaming, nas redes sociais. É uma facilidade que explica os altos índices de audiência por episódio de alguns dos podcasts mais ouvidos do mundo. O número um do ranking do Spotify em 2021, por exemplo, comandado pelo controverso comediante e comentarista esportivo norte-americano Joe Rogan, costuma atrair a incrível marca de 11 milhões de ouvintes – por episódio! São números de audiência que, até há pouco tempo, profissionais de marketing costumavam estimar alcançar apenas em peças publicitárias na TV, e com um gasto imensamente maior ou até proibitivo a algumas marcas com verbas restritas.
Aproveitar a popularidade dos podcasts para alavancar a estratégia de posicionamento, relacionamento e vendas é algo que está ao alcance de todas as marcas. Já o segredo do sucesso está em integrar essa ferramenta a um plano de marketing estruturado. Isso garante que o conteúdo estará atrelado aos propósitos da marca, que exista um comprometimento de investimentos a longo prazo da empresa – sim, ganhar audiência leva tempo! – e que esse valioso ativo que será construído – o poder de captar a atenção do seu consumidor – se manterá sustentável para gerar resultados contínuos. No mais, coloque seu fone, aperte o play e seja feliz!
Muito bom, adoro podcasts, uma bela companhia e aprendizado a qualquer momento.
Parabéns Samuel Leite.
Abraços, fica bem
CAZA
Obrigado, querido, pela leitura e comentário 🙂 Fique bem também!!
O Interessante que esta nova maneira de divulgar via podcast é forma solta e descontraida, com isso melhor absorção do tema com aprendizado leve que fica registrado em nossas mentes de forma natural e que dificilmente iremos esquecer os temas debatidos, acho que é essa caminho não terá volta.para sempre! parabéns a matéria.
Claudio