• Quem somos
  • Carreira
  • Contato
19 de maio de 2022
CASTNEWS
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • News
    Head de conteúdo Spotify

    Head de conteúdo do Spotify fala sobre o futuro do mercado

    Apple Podcasts

    Apple Podcasts: novidades para produtores e ouvintes

    Podcastle

    Acast anuncia parceria com a Podcastle

    Podcasts de comédia

    Podcasts de comédia lideram ranking de gêneros da Edison Research

    Pesquisa indica aumento de oportunidade para anunciantes em podcasts

    Pesquisa indica aumento de oportunidade para anunciantes em podcasts

    Média de classificação de podcasts vem diminuindo desde 2016

    Média de classificação de podcasts vem diminuindo desde 2016

    Trending Tags

    • Spotify
    • podcastbr
    • podcast privado
  • Nacional
    Retrato Narrado

    Podcast ‘Retrato Narrado’ terá verões em inglês e espanhol

    Podcast do Spotify

    Calunguinha é novo podcast do Spotify para crianças

    TSE lança podcast

    TSE lança podcast sobre sistema eleitoral

    Spotify

    Spotify e TSE em combate à desinformação

  • Negócios
  • Entrevistas
  • ArtigosNOVO
  • Já ouviu esse?
  • + Ouvidos
  • Eventos
  • Relatórios
  • News
    Head de conteúdo Spotify

    Head de conteúdo do Spotify fala sobre o futuro do mercado

    Apple Podcasts

    Apple Podcasts: novidades para produtores e ouvintes

    Podcastle

    Acast anuncia parceria com a Podcastle

    Podcasts de comédia

    Podcasts de comédia lideram ranking de gêneros da Edison Research

    Pesquisa indica aumento de oportunidade para anunciantes em podcasts

    Pesquisa indica aumento de oportunidade para anunciantes em podcasts

    Média de classificação de podcasts vem diminuindo desde 2016

    Média de classificação de podcasts vem diminuindo desde 2016

    Trending Tags

    • Spotify
    • podcastbr
    • podcast privado
  • Nacional
    Retrato Narrado

    Podcast ‘Retrato Narrado’ terá verões em inglês e espanhol

    Podcast do Spotify

    Calunguinha é novo podcast do Spotify para crianças

    TSE lança podcast

    TSE lança podcast sobre sistema eleitoral

    Spotify

    Spotify e TSE em combate à desinformação

  • Negócios
  • Entrevistas
  • ArtigosNOVO
  • Já ouviu esse?
  • + Ouvidos
  • Eventos
  • Relatórios
Sem Resultado
Ver todos os resultados
CASTNEWS
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Podcasts, engajamento, retorno e fidelização: será música para seus ouvidos?

Samuel Leite por Samuel Leite
11 de abril de 2022
Tempo de leitura: 4 minutos
2
Home Artigos
337
COMPARTILHAMENTOS
2.6k
VIEWS
Compartilhe no LinkedinCompartilhe no Twitter

Na briga cada vez mais acirrada pela atenção do consumidor, qual seria a relevância para a estratégia de marketing da sua empresa em ter uma ferramenta com ótimo custo-benefício e que captura a atenção de até 81% da sua audiência? Ou ainda que registra alto valor de engajamento para até 71% desse mesmo público, ultrapassando posts nas redes sociais e vídeos? Esses são resultados já alcançados com o podcast, valioso recurso de conexão e comunicação que começa a entrar no foco da estratégia de muitas marcas corporativas. Não à toa, até o Twitter já começou a testar uma nova funcionalidade para destacar conteúdo de podcasts.

Lá se vão quase duas décadas desde que, em 2004, o ex-VJ da MTV Adam Curry e o desenvolvedor de software Dave Winer criaram o programa iPodder, com o objetivo de baixar transmissões de rádio das internet para seus iPods. Eram os primórdios do podcast, que inclusive foi eleita a “Palavra do Ano” pelo New Oxford American Dictionary. Mas é bem provável que naquela época ninguém tivesse nem a mínima ideia da dimensão que a veiculação online do conteúdo em áudio sob demanda iria ganhar.

A previsão é de que este ano o número de ouvintes de podcasts no mundo supere 420 milhões de pessoas, chegando a mais de 500 milhões em 2024. No Brasil, segundo estimativas da Associação Brasileira dos Podcasters – Abpod, associação que eu tenho orgulho de participar, esse patamar pode ser de 34,6 milhões. O levantamento Podpesquisa Produtor 2020/2021, também da Abpod, mostra igualmente um aquecimento recente do mercado, com 70,3% dos atuais produtores tendo iniciado suas atividades a partir de 2018. Hoje, existem cerca de dois milhões de podcasts ativos no planeta – há três anos, havia apenas um quarto disso – e mais de 48 milhões de episódios veiculados.

Mas o que torna o podcast tão popular e eficaz? A primeira característica é proporcionar uma qualidade de imersão muito forte, em uma sociedade digital e dinâmica, onde manter o foco é um grande desafio. Quando ouvem um podcast, dificilmente as pessoas se dispersam. Podem até estar fazendo outras coisas rotineiras, mas estão ali recebendo o seu conteúdo e interagindo com os conceitos que a sua marca quer passar. E não é só nas horas de lazer não, não faltam indicações de podcasts para ouvir durante o trabalho. Muita gente já descobriu que é uma ótima opção não só para se divertir, mas também para aprender.

Outra vantagem do podcast é a possibilidade de promover autoridade e engajamento junto a diferentes tipos de público, construindo e consolidando relacionamento até mesmo com quem está mais distante ou não conheça a fundo a trajetória da empresa e seus propósitos. Ao oferecer conteúdo de valor para o consumidor, cria-se ali um vínculo de confiança e referência da marca nos temas que são mais estratégicos para os resultados de negócios. Utilizar o podcast como estratégia de employee branding é outra prática que começa a ganhar força, agregando proximidade, empatia e familiaridade às comunicações da empresa com seus funcionários.

Como se não bastasse, o podcast tem o poder de estar em todos os lugares. Pode ser baixado e ouvido a qualquer hora e em qualquer ocasião, no carro, em casa, em diferentes dispositivos, no computador, no celular, no tablet, com as assistentes virtuais, nos serviços de serviço de streaming, nas redes sociais. É uma facilidade que explica os altos índices de audiência por episódio de alguns dos podcasts mais ouvidos do mundo. O número um do ranking do Spotify em 2021, por exemplo, comandado pelo controverso comediante e comentarista esportivo norte-americano Joe Rogan, costuma atrair a incrível marca de 11 milhões de ouvintes – por episódio! São números de audiência que, até há pouco tempo, profissionais de marketing costumavam estimar alcançar apenas em peças publicitárias na TV, e com um gasto imensamente maior ou até proibitivo a algumas marcas com verbas restritas.

Aproveitar a popularidade dos podcasts para alavancar a estratégia de posicionamento, relacionamento e vendas é algo que está ao alcance de todas as marcas. Já o segredo do sucesso está em integrar essa ferramenta a um plano de marketing estruturado. Isso garante que o conteúdo estará atrelado aos propósitos da marca, que exista um comprometimento de investimentos a longo prazo da empresa – sim, ganhar audiência leva tempo! – e que esse valioso ativo que será construído – o poder de captar a atenção do seu consumidor – se manterá sustentável para gerar resultados contínuos. No mais, coloque seu fone, aperte o play e seja feliz!

Tags: podcastpodcast brasil
Samuel Leite

Samuel Leite

Jornalista, publicitário, palestrante e podcaster. Colunista da CBN e CEO da Digitale Content. Presidente da APP Campinas e Diretor da Associação Brasileira de Podcasters - Abpod

Próximo Post
Podcast Narrativo Quatro Primaveras

'Quatro Primaveras' é podcast narrativo sobre governo do RS

+ Comentados 2

  1. Adão Casares says:
    1 mês ago

    Muito bom, adoro podcasts, uma bela companhia e aprendizado a qualquer momento.
    Parabéns Samuel Leite.
    Abraços, fica bem
    CAZA

    Responder
    • Samuel Leite says:
      1 mês ago

      Obrigado, querido, pela leitura e comentário 🙂 Fique bem também!!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About / Sobre

CASTNEWS é o maior provedor de notícias dedicado aos podcasters brasileiros.

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Categorias

  • Artigos
  • Entrevistas
  • Equipamentos
  • Eventos
  • Ferramentas
  • Já ouviu esse?
  • Nacional
  • Negócios
  • News
  • Relatórios

Siga nossas redes sociais

  • Bicho de Goiaba
  • Trabalhe Conosco

© 2022 CASTNEWS é uma iniciativa do Bicho de Goiaba Podcasts

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Homepages
  • News
  • Nacional
  • Negócios
  • Artigos
  • Ferramentas
  • Equipamentos
  • Já ouviu esse?
  • Entrevistas
  • + Ouvidos
  • Eventos
  • Relatórios

© 2022 CASTNEWS é uma iniciativa do Bicho de Goiaba Podcasts

Assine nossa newsletter

Novidades no seu e-mail

Obrigatório



Facebook-f Twitter Instagram