A narrativa em torno das revistas e jornais impressos nas últimas duas décadas tem sido frequentemente de declínio. Mesmo na esfera digital, as receitas de anúncios continuam a ficar aquém das expectativas.
O portal inglês Compaign divulgou através de seu blog Podpod que, de acordo com dados da ABC, a circulação de revistas no Reino Unido caiu de um pico de 1,78 bilhão em 2008 para apenas 565 milhões em 2021. Já no meio digital, alguns editores relataram que o anúncio do primeiro trimestre de 2023 a receita é até 25% menor do que a prevista, segundo Digiday.
As editoras também relataram que o aumento dos custos e a desaceleração da receita de assinaturas continuam entre suas principais preocupações, de acordo com um relatório do Reuters Institute for the Study of Journalism divulgado em janeiro. Para combater isso, mais de 70% dos veículos impressos da Inglaterra entrevistados para o relatório disseram que investiriam mais em podcasting para diversificar seus modelos de receita.
Uma marca de revista que saltou na tendência de podcast relativamente cedo foi a Empire Magazine. O Empire Film Podcast, premiado com o British Podcast, tem sido uma parte fundamental da mudança da publicação em direção a uma estratégia de associação multicanal baseada em um envolvimento mais profundo do público.
“Não falamos sobre assinantes”, diz o co-apresentador James Dyer . “Falamos sobre membros. É tudo uma questão de associação com a marca… Você tem pessoas casuais que podem apenas ler a revista e, em seguida, você obtém os fãs mais engajados do Empire, e eles são os mais propensos a se envolver conosco em várias plataformas“.
Nicole Jackson, do The Guardian, explica que para os leitores do jornal os podcasts fornecem “uma forma completamente diferente de consumir notícias”, permitindo que o público da marca acesse seu conteúdo em momentos completamente diferentes.
Além disso, existe a possibilidade de “vender tempo” do podcast para publicidade e usá-lo como uma ferramenta de marketing para gerar assinaturas. Isso destaca o valor que os podcasts podem trazer como extensão de mídia em termos do que podem agregar à identidade de uma marca.
De muitas maneiras, os podcasts fornecem a mesma experiência que uma revista impressa – comunicando informações valiosas para um público de nicho – e em um cenário de mídia digital, cada vez mais editores estão olhando para os podcasts como um canal transmidia, em vez de um formato solo.