Quando eu estava na faculdade de jornalismo, trabalhar com podcast não era uma opção difundida. Obviamente os podcasts já andavam por aí e eu era ouvinte de alguns programas que acessava pelo site da BBC ou via SoundCloud. Contudo, no ambiente universitário, o mundo digital ainda engatinhava e as opções de carreiras se resumiam ao rádio, TV e impresso ou então assessoria de imprensa e comunicação interna. Hoje, já não é preciso se limitar a esses meios para construir uma carreira, muito embora eles sejam sim uma excelente escolha.
Trabalhar profissionalmente com produção de podcasts é uma realidade em veículos de comunicação tradicionais, agências de conteúdo e produtoras especializadas. Todavia, quando olho para as expectativas do mercado de trabalho e para os profissionais do podcast, tenho a sensação de que a cadeia produtiva dos podcasts ainda está longe da maturidade.
E aí, replico algumas perguntas que já recebi no meu podcast, A Era do Áudio: o que faz exatamente um produtor de podcast?; quais são as carreiras possíveis dentro desse setor, além de produção, apresentação e edição?; e afinal, o que caracteriza um podcast profissional?
Acredito que a última pegunta seja a mais fácil de responder. Embora o senso comum diga que sim, eu discordo que a lucratividade seja o que separa os podcasters por hobby dos podcasters profissionais. Além da qualidade técnica e editorial, o que torna um podcast profissional é o projeto ter uma visão clara ou até mesmo um modelo de negócio. Sob essa perspectiva, não importa se o podcast é o gerador de receitas ou simplesmente um canal para você falar do que gosta e, por consequência, estar mais perto do seu público. Ou seja, é uma questão de postura em relação ao projeto. O meu podcast está longe de pagar as minhas contas, mas aplico a ele todo o investimento e profissionalismo que estão ao meu alcance. Então, se você está no dilema se faz um podcast profissional ou não, te convido a refletir sobre os pontos que citei acima.
Já quando penso no ofício de um produtor de podcast no Brasil, o buraco é mais embaixo. O que eu vejo são, na grande maioria das vezes, editores de áudio que trazem o pacote completo, ou quase. São geralmente ouvintes ávidos que dominam ferramentas de gravação, edição, distribuição, sabem falar muito bem ao microfone, marcam entrevistas e de quebra ainda conhecem as principais estratégias de divulgação e monetização. De acordo com a edição mais recente da PodPesquisa Produtor, da Abpod, o perfil do produtor de podcast brasileiro é multitarefa, sendo que 47,3% dos que responderam afirmaram ter três ou mais funções.
O podcaster “faz-tudo” bebe da mesma água que o youtuber raiz, que fazia tudo sozinho, muitas vezes precariamente. Tudo isso faz parte da evolução desses conteúdos como produtos midiáticos e está tudo bem. Porém, a percepção do produtor de podcast como alguém que sabe, pode e deve fazer tudo relacionado à confeccção de um podcast não contribui em nada com a evolução e a profissionalização do setor.
Faço uma breve comparação com os profissionais de marketing digital. Houve um tempo em que especialista em marketing digital fazia de tudo, ou ao menos acreditava-se que sim. Isso também estava refletido nos anúncios de emprego. Hoje, é sabido que o marketing digital tem dezenas de subáreas e a expectativa do mercado é por especialistas e não generalistas.
Mesmo que as oportunidades de trabalho no setor de podcasts ainda sejam limitadas, é importante escolher uma área para se especializar – e mais do que isso – pensar quais serão as profissões não tão óbvias que poderão ganhar espaço no futuro próximo. Até porque, se o mercado de podcasts brasileiro chegar perto do patamar norte-americano (como já conseguiu com o Youtube), ninguém deverá se desdobrar em quatro profissões para trabalhar com podcast e outros conteúdos em áudio. E embora o áudio seja o ofício central, profissões relacionadas ao podcast marketing terão cada vez mais espaço.
Uma das minhas apostas é o surgimento e a expansão de assessorias especializadas em conectar entrevistados com podcasts, como é o caso da Interview Valet, cujo dono também é autor do livro Podcast Guest Profits. Na seara das campanhas de marketing, uma pessoa preparada para lidar com gestão de inventários e anúncios dinâmicos, será um diferencial. Também deveremos ver cada vez mais atores de voz especializados em áudio. Hoje, tanto os podcasts quanto os audiobooks pegam muitos talentos “emprestados” de meios como o teatro (desde roteiristas até atores). E com o crescimento dos projetos narrativos, tanto ficcionais quanto documentais, a expertise do profissional de sound design estará em crescente demanda.
E você, qual a área dentro do ecossistema de podcasts mais desperta o seu interesse?
Se quiser falar sobre áudio, consultorias, enviar sugestões de pauta para A Era do Áudio e até mesmo compartilhar os podcasts narrativos que está escutando (adoro!), me envia um alô nas redes sociais.
Eu sou @anandagarcia em todas as mídias e o meu podcast é @aeradoaudio, no Instagram.
A Era do Áudio está disponível em todos os players, então sirva-se à vontade.
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