A retenção de ouvintes é peça fundamental para o sucesso de um podcast.
Seja para veicular anúncios ou compartilhar conteúdo de qualidade, ter um alto percentual de pessoas que começam a ouvir os seus episódios, e chegam até o fim, é indispensável.
Mas depois de analisar os dados de retenção do Spotify ou da Apple, e talvez ter algumas ideias, fica a dúvida: como de fato melhorar a taxa de retenção do meu episódio?
Aqui vão 5 dicas práticas para trabalhar a retenção do seu podcast.
1. Não improvise a sua introdução
A introdução é o momento de tomada de decisão do ouvinte.
Ele/ela se perguntam: “Esse conteúdo é relevante para mim?”, “Eu vou aprender algo novo?”, “O que eu vou aprender nesse episódio?”.
Claro, diferentes formatos de podcast vão gerar diferentes perguntas. Mas o raciocínio é o mesmo: você precisa deixar claro o valor daquele conteúdo para quem está ouvindo.
Por isso, não improvise a sua introdução.
Aqui na Feedgurus, vemos uma correlação clara de alta retenção média, com as taxas de retenção dos primeiros 60 segundos e 8 minutos de um episódio.
Por isso, tenha um roteiro montado, CTAs claros, e teste estruturas diferentes de abertura.
2. Direcione as respostas dos seus convidados
Muitas vezes os convidados se enrolam em suas respostas. E quem sofre no final do dia é o seu podcast – e às vezes os ouvintes também.
Por isso, uma boa ideia é direcionar respostas que você sabe que estão fora da linha do seu podcast. Quando digo fora da linha, quero dizer que o conteúdo está muito desconectado com o tema central do seu show.
Faça uma breve pausa na resposta. Tente reformular a pergunta, ou até mesmo compartilhar que talvez seguir por um outro caminho, vai gerar uma resposta mais relevante para a audiência.
3. Edite respostas muito longas e partes irrelevantes
A edição de podcast é muito importante, mas muitas vezes ignorada por alguns podcasters.
Aqui, você tem a oportunidade de otimizar a qualidade do áudio, mas também a estrutura do seu podcast.
O que já entendemos que é uma oportunidade valiosa para otimizar a retenção de ouvintes.
Não hesite em cortar perguntas muito longas ou prolixas. Além disso, existe uma grande oportunidade em alterar a ordem das perguntas para deixar o episódio mais parecido com uma história.
4. Use dados de retenção para otimizar a sua estrutura
Por último, mas não menos importante, é utilizar os dados que você tem disponíveis para validar suas hipóteses.
Acompanhe o gráfico de retenção do Spotify for Podcasters, por exemplo, e valide se melhorar a sua introdução reduziu a queda no gráfico nos primeiros 60 segundos.
Acompanhe também a figura do gráfico ao longo de todo o episódio. Procure por trechos com quedas bruscas e tente entender os motivos.
Foi no meio de uma resposta muito longa? Ou de um anúncio? Talvez após uma certa duração, minha retenção sempre cai. Será que episódios mais curtos fazem sentido?
Utilize esses aprendizados para criar novas hipóteses!
5. Acompanhe os dados historicamente
Para entender a evolução da retenção do seu episódio ao longo do tempo, uma boa ideia é documentar.
O Spotify determina a retenção de cada episódio considerando uma janela fixa de dias (nossa hipótese é que são os primeiros 7 dias de vida do episódio).
Então, pode comparar as retenções de cada quarto dos episódios, e entender sua evolução ao longo do tempo.
Uma maneira mais simples de fazer isso, é utilizar a nossa plataforma de podcast analytics e fazer comparações de episódios lado a lado.
O importante aqui é garantir que você tenha uma visão histórica, para acompanhar as flutuações e avanços.
Notas finais
Esses são alguns dos principais aprendizados que temos com a otimização da taxa de retenção de podcasts.
É importante lembrar que não necessariamente todas essas ideias vão se aplicar ao seu show.
O interessante é você entender quais pontos podem fazer sentido, e também quais estão ao seu alcance para executar.
Depois, é o famoso rinse and repeat. Enxágue e repita o processo!
Sobre a Feedgurus
A Feedgurus é uma empresa especializada em podcasts. Do lado de Serviços, somos especialistas em construir e crescer podcasts e trabalhamos com algumas das maiores empresas de tecnologia do país. Do lado de Tecnologia, criamos a primeira plataforma de Podcast Analytics do mercado, onde você consegue acompanhar, analisar, e otimizar as métricas de performance do seu podcast.