O texto é uma tradução adaptada do conteúdo compartilhado por Craig Nolden no Burrelles
O podcasting continua crescendo rapidamente e as perspectivas para 2023 são positivas. Se você já tem um podcast, está pensando em participar ou está pensando em fazer do podcast parte de seu plano de marketing, este artigo pode te ajudar.
Olhando para o que está por vir em 2023, a economia tende a ser a maior incógnita para a indústria de podcasting. Se a economia evitar uma recessão, a tendência de alta do podcasting deve continuar. Como em grande parte do mundo dos negócios, muitas pessoas prendem a respiração, esperando para ver o que vai acontecer e qual será o impacto.
A popularidade dos podcasts está aumentando, especialmente entre a Geração Z
O podcasting nunca foi tão popular, e isso se deve em parte ao público da Geração Z (aqueles nascidos entre 1997 e 2012). Os podcasts são uma grande parte de suas vidas, pois permitem que sejam reconhecidos e ouvidos (seja como ouvintes ou podcasters).
Na verdade, a geração Z é composta pela maior porcentagem de ouvintes de podcast nos EUA desde 2019. De acordo com o Spotify Culture Next Report 2022, os ouvintes de podcast da geração Z nos EUA aumentaram 62% no Spotify entre o primeiro trimestre de 2022 e o ano anterior.
Ao comparar a Geração Z com outros públicos de podcast, eles estão crescendo duas vezes mais do que outros grupos demográficos. Eles estão ajudando a definir tendências na indústria, pois têm o controle do que é moderno e legal. Este grupo também é responsável pelo aumento dramático na popularidade do conteúdo de vídeo curto. Basicamente, qualquer coisa que eles possam assistir ou ouvir em seus termos, quando e onde quiserem, é fundamental.
Depois de tudo o que passamos com a pandemia, não é surpresa que a saúde mental seja um dos tópicos de gênero mais populares para a Geração Z. Os tópicos relacionados a essa categoria aumentaram cerca de 62% no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Manter esse tópico em mente pode ser benéfico ao criar material de podcast .
Podcasts de nicho oferecem possibilidades de comunicação direcionada para profissionais de marketing
Os podcasts podem ser uma ferramenta muito eficaz para profissionais de comunicação e marketing devido aos seus tópicos de nicho e ao público muito específico interessado neles. Uma das maneiras mais fortes do podcasting fornecer um retorno tão forte sobre o investimento, é a capacidade de direcionar um público para as áreas de interesse mais detalhadas. Portanto, os podcasts de nicho são benéficos para os profissionais de marketing.
Ao longo dos anos, o podcasting foi tradicionalmente dominado pelos grandes nomes que podiam arcar com os custos de produção. Isso começou a mudar à medida que as ferramentas de transmissão se tornaram mais acessíveis, tornando mais fácil para os criadores de conteúdo de nicho divulgarem seus podcasts. Os criadores de podcast independentes agora podem criar conteúdo de produção de alta qualidade de maneiras acessíveis.
Podcasters nem sempre estão vendendo produtos ou serviços. Eles estão construindo relacionamentos. A capacidade de personalizar a si mesmo ou sua marca para o seu público é uma maneira fantástica de contar sua história.
Os profissionais de marketing gastam muito tempo e dinheiro tentando prender a atenção de seu público-alvo, especialmente a Geração Z. Criar conteúdo específico e mantê-lo curto, ao mesmo tempo em que é autêntico, são algumas das coisas que atraem esse grupo demográfico. Diante disso, não deveria ser surpreendente que o podcasting realmente decolasse com a Geração Z.
Como a economia pode impactar o podcasting em 2023
Empresas como iHeartMedia e Spotify, que despejaram grandes quantidades de capital na indústria nos últimos anos, provavelmente estarão pisando no freio um pouco nos orçamentos. Ainda assim, salvo um desastre, o podcasting deve permanecer em uma boa posição.
Alguns especialistas em podcasting veem a incerteza econômica como uma oportunidade para redefinir suas opiniões sobre o setor. Embora o curto prazo possa ser instável, a perspectiva mais ampla permanece positiva. Momentos como esses permitem que os podcasters revisem suas práticas e repensem algumas questões.
Olhando para os números, os especialistas esperam que a receita de publicidade de podcast exceda US$ 2 bilhões em 2023. Em 2024, essa receita de publicidade pode atingir a marca de US$ 4 bilhões.
Embora a criação de novos podcasts tenha caído impressionantes 80% entre 2020 e 2022, a audiência continua aumentando. Em janeiro de 2023, havia 464,7 milhões de ouvintes de podcast em todo o mundo. Para referência, havia 274,8 milhões de ouvintes de podcast em 2019.
O podcasting deve permanecer em uma posição sólida nos próximos anos, continuando a revolucionar a criação de conteúdo para podcasters e marcas. Para continuar oferecendo aos ouvintes a experiência que eles procuram, os podcasters devem se esforçar para se manter atualizados sobre as últimas tendências e tecnologias para transmitir suas mensagens de maneira significativa.
Quanto mais você mergulhar no podcasting, mais verá o mundo de oportunidades que ele pode oferecer a todas as partes envolvidas. É claramente uma plataforma para o longo prazo.