O texto a seguir é uma tradução adaptada do artigo “Quatro previsões de podcast para 2022” escrito por Conal Byrne, CEO do iHeartMedia, e publicado na Forbes.
Em 2021, a indústria de podcast não apenas cresceu – ela explodiu.
O engajamento do público está em alta. Os gastos com anúncios aumentaram. O reconhecimento de nomes está em alta, tanto para os próprios títulos quanto para seus anfitriões. Este ano, mais 12 milhões de pessoas se tornaram ouvintes de podcast, atingindo agora 116 milhões de ouvintes mensais em 2021, de acordo com a Edison Research. Além disso, tempo de escuta aumentou 13% em relação ao ano passado (paywall) e 31% em relação a dois anos atrás, de acordo com a eMarketer.
Então, como será o cenário do podcast em 2022? Aqui estão quatro previsões:
1. Toda a internet será um podcast
Até hoje, os podcasts têm sido um meio muito específico: podcasters fazendo podcasts. Mas a verdade é que toda a internet será convertida em áudio e distribuída sob demanda. Assim, preencherá o meio de podcast com ainda mais conteúdo excelente dos maiores editores e criadores de todos os lugares.
Com as revistas já adotando suas publicações em formato de podcast, a tecnologia de conversão de texto em fala pode transformar cada artigo da web em um episódio de podcast. Os programas de TV viram um boom no envolvimento dos fãs com conteúdo extra. Em breve, poderemos ver um mundo em que os programas de TV e os canais do YouTube retiram o áudio dos episódios e os distribuem como podcasts. Até os audiolivros evoluirão para uma série limitada de episódios de podcast.
2. Os podcasters vão seguir experimentando o videocast por um tempo até perceberem que não há necessidade imediata
Os criadores por trás da explosão do podcast estão começando a experimentar o vídeo. Eles deveriam filmar suas sessões de gravação? Eles devem converter seus programas em canais do YouTube? Haverá mais experimentação nessa direção – até que os criadores de podcast percebam que não há necessidade imediata.
Os custos de produção de áudio são simplificados e eficientes, e o investimento adicional necessário para gravação e conversão de vídeo pode não gerar um retorno digno do investimento quando se trata de cliques. Os consumidores frequentemente procuram podcasts especificamente para o fator áudio, permitindo que eles ouçam quando e onde quiserem, com ou sem tela.
Então, o que os podcasters experimentarão em vez disso? Áudio! O próprio áudio está à beira de inovações tecnológicas e de formato, como as que o vídeo desfrutou nos últimos 20 anos. Ou seja, isso levará criadores incríveis a contar ótimas histórias de maneiras totalmente novas.
3. A descoberta de podcast subirá de nível
À medida que o Google coloca cada vez mais conteúdo de podcast em seus mecanismos de pesquisa, e o Facebook e o YouTube se inclinam ainda mais para o meio. Tenha isso em mente: essas plataformas são algumas das melhores “ferramentas de descoberta de conteúdo” já criadas.
O podcasting se beneficiará dos engenheiros dessas plataformas visando suas melhores ferramentas de pesquisa e descoberta no meio de podcasting. Podcasts de cauda longa serão descobertos. Do mesmo modo, os episódios evergreen – de conteúdo duradouro – serão destacados sempre que relevantes. Talvez mais do que tudo, o conteúdo de podcast digno de notícia começará a aparecer com mais regularidade nos resultados de pesquisa. Além, claro, das recomendações nas plataformas que todos usamos o tempo todo para nos mantermos atualizados.
4. A indústria enfrentará de frente a sub-representação
E isso já está em andamento . Com esforços como The Black Effect e My Cultura, que são ambos co-propriedade da minha empresa iHeartMedia, bem como Pod Sauce e a Loud Speakers Network, os criadores do BIPOC estão pulando rapidamente no podcasting – e está criando um efeito positivo na base de ouvintes também. O grupo demográfico de novos ouvintes de podcast que mais cresce é o Latinx. Redes como The Black Effect estão mostrando que quase 80% de seus ouvintes são negros, de acordo com a Triton Podcast Metrics de novembro de 2021.
Como CEO do iHeartMedia Digital Audio Group, vimos em nossas redes, por exemplo, que 23% dos ouvintes são negros e 21% são hispânicos – acima dos 19% e 18%, respectivamente, em 2020, segundo Triton. Isso está se expandindo para um movimento de médio porte, com lançamento de conteúdo fenomenal de redes como Sonoro, More Sauce, Loud Speakers e Exile Content Studios. É um momento emocionante para estar em uma indústria que está trabalhando para acertar.
Antigamente, os consumidores ouviam podcasts durante o tempo de inatividade, principalmente em seus deslocamentos de ida e volta para o escritório. Entretanto, à medida que a pandemia de Covid-19 se estende para seu terceiro ano, mais e mais consumidores estão experimentando fadiga da tela e procurando maneiras de realizar várias tarefas enquanto trabalham em casa. Certamente, sabemos que não podemos prever tudo – e será emocionante ver quais inovações imprevisíveis chegarão ao setor de podcast em 2022.
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